Dicas para não ficar doente em viagens
O básico: água
Beber água é fundamental para a saúde e todo mundo sabe, mas nem todo mundo faz, muito menos durante viagens. Seja porque está frio ou até para evitar ir ao banheiro toda hora. Mas é fundamental e muito males podem ser evitados com uma boa hidratação. Você não precisa beber só água, pode beber sucos e outros líquidos (não alcóolicos, a cervejinha não conta, tá?). O importante é manter a hidratação. Se o argumento da saúde não te convence e você acha que está bacana evitar ir ao banheiro para otimizar o roteiro do dia, lembre-se que se você ficar desidratado pode se sentir fraco, ter tonturas e até desmaios, vai ter uma aparência de cansaço (com olheiras!), pode desenvolver dor nos rins (você já teve dor nos rins? não queira!) e daí para sintomas mais sérios. Melhor não arriscar né?
Prepare-se para a estação
Se estiver calor ponha roupas leves na mala e leve proteção para a cabeça. Faça um roteiro tendo em conta os períodos de sol e evite se expor nos horários de pico. Não esqueça de passar filtro solar sempre e também nos braços e pernas. O conjunto exposição ao sol com ingestão de pouca água é um sucesso para se obter insolação.
Siga os conselhos acima e caso comece a sentir mal (enjôos, dor de cabeça, tontura) ou ver que sua pele está muito vermelha vá para a sombra e se hidrate aos poucos. Não se enfie logo embaixo de um chuveiro ou entre no mar gelado com o corpo super quente, pois você pode ter um choque térmico. Caso você vomite, vá direto a um pronto-socorro.
Já em climas muito frios os problemas mais comuns, além de resfriados, são com extremidades do corpo, como dedos dos pés e das mãos. Para todos o cuidado mais importante é se agasalhar bem. Não esqueça de levar cachecol, luvas e meias bem quentinhos e sapatos impermeáveis. Outro risco no frio é esquecer de se hidratar. Fique esperto e (você já sabe!): beba água.
Garanta a vista
Ficar sem óculos quando você precisa deles pode lhe dar dor de cabeça e atrapalhar seus planos. Se você prefere as lentes de contato tenha cuidado redobrado na limpeza. Recomendo usar lentes descartáveis diárias, pois vamos combinar que em viagens corridas ninguém quer perder tempo pela manhã e à noite para limpar as lentes. E quando se usa lentes a limpeza bem feita é extremamente importante. Lentes sujas podem gerar fungos e causar complicações sérias nos olhos.
Não esqueça dos óculos escuros. Locais como desertos e estações de ski requerem óculos escuros o tempo todo. Compre óculos de qualidade, pois óculos sem fator de proteção podem queimar sua retina. Se for para ambientes secos assim leve um vidrinho de soro fisiológico para hidratar os olhos caso tenha ressecamento.
Fonte: www.viajesim.com