Grécia – Dicas práticas para a sua primeira viagem à Grécia

Grécia – Dicas práticas para a sua primeira viagem à Grécia

Você está planejando viajar para a Grécia pela primeira vez? Já pensa na emoção de navegar pelas ilhas gregas, explorar a emblemática Acrópole de Atenas e conhecer Olímpia: origem dos Jogos Olímpicos da Antiguidade? Imagina que ouvirá muitas pessoas falando grego e sonha com o sabor das receitas e vinhos tradicionais? Idealiza que precisará programar mais retornos de tão especial que é esse destino? Asseguro a você que este é apenas o início do fascínio que esse país nos causa.

Quando ir

Com estações do ano bem definidas, os meses mais turísticos da Grécia vão de maio até outubro. O inverno acontece de dezembro a março, período de baixa estação em que algumas ilhas ficam praticamente desertas, retomando o fluxo ao final de março, início da primavera, que vai até junho quando começa a alta estação. O verão é o período mais esperado do ano, com duração até setembro. Agosto é o ápice da alta temporada. Já no outono, de setembro a dezembro, há a retomada da baixa estação.

Documentação necessária

Turistas brasileiros não precisam de visto para entrar na Grécia em viagens de até 90 dias. Porém, a validade do passaporte deve ser superior a 3 meses, conforme o Portal Consular. Mantenha passagens de ida e volta, comprovantes de hospedagem e de renda, além dos seguros solicitados. Por precaução, consulte o consulado para maiores informações e eventuais atualizações.

Como se deslocar

Em Atenas, utilize o metrô para percorrer longas distâncias, pode ser uma boa alternativa, pois a qualidade do transporte é excelente, além do baixo custo. A cidade também é bem servida de ônibus, bondes e frotas de táxi.

Para transitar entre as ilhas há o Highspeed (embarcações rápidas) e ferry boats (barcas). As mais turísticas possuem aeroporto com vôos diários durante a alta estação.

Moeda

Euro

Idioma

Grego. Devido ao fato de ser um destino bastante turístico, muitas pessoas também falam inglês, principalmente os mais jovens.

Fuso horário

A diferença é de +4 a +6 horas em relação ao horário de Brasília.

Costumes

Os gregos são prestativos, caso precise de informações, não tenha receio em perguntar. Eles gostam quando os turistas tentam falar algumas palavras em grego, mostrando respeito pela cultura local. Alguns termos básicos:

  • Bom dia: Kaliméra – Boa tarde: Kalispéra – Boa noite: Kalinirta
  • Obrigada: Efharistô  – Por favor: Parakalô
  • Sim: Né – Não: Ohxi
  • Esquerda: Aristerá  – Direita: Deksiá
  • Longe: Makriá – Perto: Kodá
  • Sou brasileira: Ime vraziliana

Cuidado! Quando atravessar as ruas tenha atenção, pois eles dirigem muito rápido.

 

Fonte: www.brasileiraspelomundo.com