Saiba mais sobre o mochi, o bolinho japonês

Mochi (もち) é um bolinho feito de arroz glutinoso moído em pasta, muito consumido no Japão.

Esse alimento é amplamente consumido durante o Ano Novo, devido a um festival chamado Mochitsuki (餅つき) no qual o mochi é preparado e distribuído para o público. No entanto, o mochi está presente em diversas receitas, tais como doces, sorvetes, sopas e cozidos.

Portanto, os japoneses tem o costume de comer mochi durante o ano todo graças à sua versatilidade que permite ser incorporado em uma gama de receitas tanto doces quanto salgadas. Isobeyaki (磯辺焼き), por exemplo, talvez seja uma das maneiras mais simples de comer mochi, com açúcar e shoyu (molho de soja), envolto em nori (folha de alga).

Outro mochi muito tradicional entre os japoneses é o Anko Mochi (あんこもち), que consiste em bolinho de mochi recheado ou coberto com anko (doce de feijão azuki). Mas existem outros pratos com mochi igualmente populares e deliciosos. Vamos conhecer alguns deles?

Tradição

O mochi mais tradicional é uma bolinha achatada branca. Para não grudar na mão, é polvilhado com farinha. Sua massa é puro arroz amassado, fácil de morder, com textura puxa-puxa. No ano-novo, é consumido puro ou grelhado. Também é o ingrediente principal de uma sopa chamada ozouni, um dos pratos mais auspiciosos da época.

Outra participação do bolinho nas festividades é o kagami mochi. Dois mochis são empilhados com uma laranja amarga no topo (clique aqui para saber mais).“Na casa dos meus avós e pais, sempre via esse item no fim do ano”, diz Telma Shiraishi, chef do Aizomê.

Fonte: paladar.estadao.com.br e www.japaoemfoco.com