Ir à Polinésia é um sonho que todo viajante deveria realizar.
Suas ilhas mais famosas, Bora Bora, Moorea e Rangiroa, são considerados alguns dos recantos mais belos e românticos do mundo, onde as montanhas encontram o mar mais azul que você jamais poderia imaginar.
Dicas da Polinésia Francesa – Acorde com o sol
Prepare-se para pular da cama com as galinhas. A vida na Polinésia gira em torno do sol e começa assim que ele levanta, por volta as 5h30. Às 7h, todo comércio já está operando e, às 9h, o calor começa a pegar pesado. Entre 13h e 15h, muitas pessoas deixam a praia por causa do sol forte demais, retornando apenas depois da sesta ou já encerrando as atividades à beira-mar.
O entardecer ocorre por volta das 18h, mesma hora em que o jantar começa a ser servido na maioria dos restaurantes, que estarão completamente lotados às 19h. Muitos lugares param de servir refeições às 20h30, ficando abertos apenas para drinques até as 22h, o mais tardar. E às 23h o silêncio já impera para a noite de sono, porque no outro dia tudo recomeça muito cedo outra vez.
Dicas da Polinésia Francesa – Dinheiro e câmbio
Não há casas de câmbio na Polinésia no mesmo molde que conhecemos no Brasil, mesmo no aeroporto da capital, Papeete. O dinheiro local, o franco polinésio, deve ser trocado nos caixas eletrônicos que tenham a placa ‘change’ ou diretamente nos bancos, o que significa que você precisa ir a uma cidade e enfrentar uma fila, quando só queria estar bebendo pinacolada à beira-mar.
Além disso, cada banco tem a sua taxa para troca de dinheiro, seja na máquina, seja na boca do caixa, e ela pode ser bem salgada (na casa dos US$ 15). A solução mais barata para ter dinheiro em mãos na Polinésia é sacar com cartão de débito nos caixas internacionais, os ATMs, que cobram apenas uma tarifa de retirada, não de conversão. Em último caso, o dólar e o euro são aceitos como moeda corrente no país, embora você sempre vá perder um pouco com o câmbio não oficial praticado pelos locais.
Dicas da Polinésia Francesa – ‘Excusez-moi’
Se você ficar hospedado em resorts, não precisa ter nenhuma preocupação com a língua, já que todos os funcionários das grandes redes de hotéis falam inglês fluentemente. Mas se estiver fazendo uma viagem mais econômica e seu hotel ficar fora do circuito cinco estrelas, é interessante aprender um vocabulário básico de francês – a língua oficial da Polinésia – antes de embarcar.
Todos que trabalham com comércio em lugares turísticos, como Bora Bora e Moorea, se esforçam para falar inglês e muitos aprendem com os visitantes porque as aulas são muito caras. Mas o alívio que eles demonstram quando você pronuncia algumas palavras em francês é evidente. Siga também a etiqueta francesa: sempre dê ‘bom dia’ ou ‘olá’ quando chegar a algum lugar (‘bonjour’), peça ‘com licença’ antes de falar com alguém (‘excusez-moi’) e agradeça ao se despedir (‘merci’).