Viajar pelo Marrocos vai além de Casablanca e Marraquech.
Merzouga
A viagem de carro de Fez para Merzouga não é pra amadores (ta aí um bom lugar pra ir com guia) – são mais de 6 horas dirigindo, em boa parte do tempo sem qualquer sinal de civilização. Vale a pena pela variedade de paisagens, começando com Ifrane, cidade nas montanhas, onde no inverno funciona uma estação de esqui. Aos poucos, o cenário repleto de carvalhos vai totalmente dando lugar à aridez do deserto. É o Saara se aproximando. Fique 2 dias em Merzouga: no primeiro, monte num camelo durante o pôr do sol, rumo aos acampamento no meio das dunas de Erg Chebbi, onde você passará a noite (há desde as opções mais simples até as mais luxuosas). No segundo, após assistir ao amanhecer, dedique-se a explorar as paisagens desérticas em trilhas off road, entre os destaques do turismo no Marrocos. Ainda dá pra visitar a tribo local Gnaoua, assistir a um espetáculo de dança e música típicas e provar a tradicional pizza berbere.
Alto Atlas
Prova cabal de que o Marrocos tem um farto mosaico de paisagens, o Alto Atlas guarda uma das regiões mais bonitas do país: o surreal Dades Valley. Repleto de palmeirais, oásis, cabras e ovelhas, o vale abriga três formações naturais: as gargantas de Todhra e de Dades e as Monkey Fingers Mountains. Pode-se ainda visitar o Valley of the Roses pra fazer trilhas e ver aldeias nômades e vilas berberes.
Ouarzazete
A cidade já serviu de locação para filmes como A Múmia, Gladiador, Babel, Lawrence da Arábia, e até alguns episódios de Game of Thrones – tudo é explicado no Museu do Cinema (Avenue Mohammed V). Perto dali, veja a cidadela medieval de Ait Ben Haddou, onde foram rodadas várias cenas de alguns dos longas citados acima.
Essaouira
Saindo de Ouarzazate, pegue a Rota das Caravanas em direção a Marrakech, que oferece mais uma série de vistas espetaculares para as montanhas do Alto Atlas. Uma vez atingindo o litoral, é possível visitar as cooperativas que produzem o famigerado óleo de argan e avistar as árvores que originam o fruto da onde ele é extraído. A parada final é a cidade de Essaouira, uma joia pouco visitada no Marrocos. Se você curte fotografar, vai pirar na medina azul e branca e no cais repleto de barquinhos, com gaivotas cruzando o céu e o mar batendo nas rochas.
Fonte: