Regiões vinícolas da Austrália

Saiba mais sobre as aclamadas regiões vinícolas australianas, do Rio Margaret na Oeste da Austrália ao Barossa Valley, perto de Adelaide.

A Austrália tem mais de 60 regiões consideradas vinícolas em todo o país e desenvolveu uma reputação internacional devido aos seus vinhos premiados.

Descubra alguns dos mais antigos vinhedos de shiraz no Barossa Valley e no McLaren Vale, na Austrália do Sul, ou da premiada sauvignon blanc em Margaret River, na Oeste da Austrália. Participe de um dos eventos de vinhos realizados no Hunter Valley, próximo a Sydney, ou prove os vinhos chardonnay, pinot noir e espumantes originais do Yarra Valley, próximo a Melbourne.

Praticamente todas as regiões produtoras de vinho têm um festival anual, no qual o vinho, a culinária e a cultura local podem ser degustados. O maior deles é o bianual Tasting Australia, que demonstra alguns dos melhores vinhos que a Austrália tem a oferecer.

Em suma, a Austrália é um país incrível que produz vinhos maravilhosos! A diversidade de vinhos é grande, assim como é grande a diversidade de vinícolas! São mais de 2400, espalhadas por 7 grandes zonas vitivinícolas. Com tantos vinhos, obviamente que a nossa pretensão não é esgotar o assunto, mas sim darmos uma visão geral sobre o vinho australiano.

Como pode-se imaginar, a Shiraz é, sem dúvida, a uva símbolo da Austrália e grande responsável pelo destaque dos vinhos australianos. Uma das peculiaridades dessa uva na Austrália, é que ela tem a potência da Cabernet Sauvignon e os aromas e a complexidade da Pinot Noir. Mas nem só de Shiraz vive a Austrália. Dentre as tintas, já faz um tempo que os produtores estão diversificando e cultivando mais Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Merlot, dentre outras.

Dentre as brancas, o maior destaque é a Chardonnay, mas outras cepas estão ganhando bastante espaço, como a Sauvignon Blanc, a Viognier e a Sémillion.

Fonte: http://www.australia.com/