A China é um país que nos surpreende por várias razões.
São uma civilização milenar, são disciplinados, tornaram-se um fenômeno da economia nos últimos 30 anos e hoje o país é o principal parceiro comercial de inúmeras nações. Mas apesar de o PIB da China ter aumentado 10 vezes desde 2001, quando passou a integrar a Organização Mundial do Comércio, o PIB per capita ainda é menor do que em muitos países subdesenvolvidos.
Além da economia, os Chineses se destacam pelos avanços tecnológicos. Eles foram os primeiros a recentemente realizarem um teletransporte quântico por uma distância significativa, já reconstruíram em 6 dias uma estrada completamente destruída por um terremoto e, em seus primórdios, foram responsáveis pela invenção do papel, da bússola e do ábaco – uma espécie de avô da calculadora.
Contudo, como civilização complexa que é, tem suas peculiaridades que para nós ocidentais podem parecer no mínimo chocantes. Confira:
Alimentos
Tudo o que você já ouviu falar sobre a exótica culinária chinesa é verdade. Entre os pratos mais “comuns” estão pulmões de rã, estômago de vaca e olhos de peixe. Lá inclusive arrotos são sinal de satisfação com a refeição e eles consideram um elogio ao chef que preparou.
Baiju
Baiju é um vinho branco que muitos descrevem como sendo extremamente forte. Se te oferecerem um vinho branco no jantar, esteja certo de que não se trata de um mero fermentado de uvas verdes. De tão forte, alguns descrevem como sendo a mistura de solvente de tinta com removedor de esmalte.
O álcool teve um papel importante na sociedade chinesa desde os tempos antigos. Porém, nos primeiros momentos da tomada comunista ele foi suprimido. Nos anos seguintes tornou-se cada vez mais popular.
Recusar presentes
Não estranhe se você presentear um chinês e ele recusar o presente. Eles têm o hábito de recusar até 3 vezes um regalo, mesmo que o desejem. Mas apesar de considerarem certos hábitos grosseria, os chineses têm mania de cuspir. Cuspir é tão comum quanto respirar na China. Eles acreditam que seu corpo deve ter razão para querer lançar algo fora. Então cospem onde quer que estejam (casamentos, aniversários, funerais etc.).