Halong Bay é Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Halong Bay é uma baía formada por um mar verde esmeralda e milhares de ilhas e ilhotas calcárias. Na verdade, elas não têm cara de “ilhas”, e sim de rochas “brotando” do mar, enormes, como se fossem prédios. Bem U-A-U mesmo!
O nome do local significa “baía onde o dragão desceu” e é considerado um lugar abençoado. A maior das ilhas é Cat Ba, um parque nacional que também possui alguns hotéis/lodges. Porém, a maioria das ilhas não tem nada (além de muita beleza), por causa de seu formato pontudo. Há vários vilarejos flutuantes, formados por pescadores, que também abastecem os grandes barcos que passeiam por lá.
Halong Bay está localizada ao norte do Vietnã, a aproximadamente 160km de Hanoi, e já próximo da fronteira com a China.
Para explorar a região, é possível fazer um passeio de um dia partindo de Hanoi (bate-volta) ou dormir 1 ou 2 noites a bordo de um tradicional navio vietnamita/chinês chamado junk (recomendamos muito). Tem gente também que se hospeda em terra firme, próximo aos locais de onde partem os barcos (Halong City) ou na ilha de Cat Ba.
Eis uma das perguntas mais importantes de todas: quando pegar o bendito céu de Halong Bay azul??? Afinal, muitos dão esse “azar” e a maioria das fotos que vemos internet afora não são ensolaradas. Calma, esse lugar é tão mas tão lindo, que é impossível ficar se quer chateada em vê-lo todo nublado.
O clima do Vietnã é bastante instável, principalmente no norte do país. Em março e abril, por exemplo, é uma das melhores para ir (no inverno/primavera do Hemisfério Norte). Não chove, mas fica assim, nublado. E um pouco frio. As chances de pegar tempo aberto, com sol e céu azul, são maiores em JULHO. Mas que há mais chances de chover também (já é verão, e faz mais calor).
A opinião mais unânime foi a de evitar ir de setembro a dezembro, por causa de chuvas e ventos fortes.
Fonte: http://lalarebelo.com/