Luang Prabang, o que ver e fazer na joia do Laos

Luang Prabang é o principal destino turístico do Laos, pequeno país escondido no Sudeste Asiático.

Mas seu tamanho contrasta com a beleza e atrações. Localizada numa península formada pelos rios Mekong e Nam Khan, a cidade está a cerca de 425Km da capital Vientiane.

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Luang Prabang reúne um casario colonial de estilo francês, templos budistas, comércio vibrante e restaurantes de alto padrão. As principais atrações estão no chamado Old Quarter, o Centro Histórico, ao longo da rua Th Sisavangvong.

Luang Prabang

Qualquer tour básico começa pelo imponente Palácio Real, também conhecido como Haw Kham. Além de sua arquitetura lindíssima e do museu que guarda objetos da família real, o templo Phra Bang chama a atenção logo na entrada.

Pertinho dali, não deixe de visitar Phou Si, um morro que guarda o templo That Chomsi e uma vista de 360 graus de toda Luang Prabang a mais de 100 metros acima da cidade. A subida dos mais de 300 degraus é um pouco puxada, principalmente por conta do calor e umidade, mas vale a pena. Se puder, vá no pôr-do-sol. A entrada custa 20 mil kip.

Uma ótima maneira de conhecer vários templos é alugar uma bicicleta. Muitos hotéis já oferece esse “mimo” aos hóspedes. Dessa forma você pode percorrer sem compromisso as ruas da cidade e descobrir lugares lindos que estão fora dos guias.

De volta à rua Th Sisavangvong, não deixe de assistir à incrível Ronda das Almas, quando os monges deixam diariamente os templos pela manhã em busca de doações.

Nesta mesma rua acontece todas as noites o Night Market, com dezenas de bancas de artesanato e produtos locais. Impossível não se render aos preços baixíssimos.

Por falar em preços baixos, comer em Luang Prabang faz parte do roteiro turístico. A culinária é riquíssima e você tem a chance de comer em ótimos restaurantes por valores bem justos. Para provar a cozinha local, recomendamos o Tamarind, charmoso restaurante às margens do rio Nam Khan. O lugar serve um interessante set menu para duas pessoas.

A rede hoteleira de Luang Prabang é bem grande e a cada temporada surgem novas opções charmosas. Os hotéis boutique muitas vezes oferecem SPA, um descanso pro corpo num lugar famoso pelo sossego da alma. Tudo isso por diárias super camaradas. Duas ótimas opções são o Kiridara Hotel e o Villa Maly.

Nos arredores da cidade, são muitas as atividades que esperam pelos turistas. A talvez mais disputada são as cachoeiras de águas azul-turquesa de Kwang Si, a 30Km do centro.

Outra atividade muito procurada é visitar as fazendas de elefantes, andar nos animais e até tomar banho de rio com eles. As agências mais confiáveis ficam na rua principal e vale sempre pesquisar se há ou não registro de maus tratos dos animais. Os tours muitas vezes incluem programas “casados”, como uma volta de elefante com visitas às cavernas do Park Ou Cave e cachoeiras.

Depois de um dia agitado, procure um animado bar para curtir o fim de tarde ou embarque no Nava Mekong pra um jantar navegando no rio Mekong . Uma dica é terminar meus dias no animado Utopia, um bar com palafitas sobre o rio Nam Khan. Para chegar, pegue as ruelinhas no cruzamento da Th Phommatha com a Th Chao Sisuphon. Há placas por ali.

Fonte: https://www.essemundoenosso.com.br/