Mas o que há de tão interessante na capital do Laos?

Luang Prabang é realmente o foco turístico do Laos, mas acredite, uma parada em Vientiane fará você gostar muito mais da cidade (e do país!) do que você possa imaginar em uma análise apressada. Cortá-la de seu roteiro será um tremendo tiro no pé.

Vientiane fica de fora do roteiro sob os argumentos de não possuir atrações que justifiquem a estadia, mas a capital do Laos, com seu ritmo mais lento de viver, pode proporcionar uma experiência muito mais genuína a quem se dedique a explorá-la verdadeiramente. Com baixa presença de turistas na cidade, em Vientiane é possível ter um contato mais próximo da realidade, da cultura, da rotina e do estilo de vida, do povo laosiano.

A capital do Laos também apresenta custos muito mais baixos que Luang Prabang, uma culinária muito mais refinada e, apesar da arquitetura religiosa não fazer frente à sua vizinha do norte, as construções civis de Vientiane têm seu destaque à parte, com a mistura de estilos asiáticos, com o colonial francês e soviético.

Wat Si Saket

Ainda no centro da capital do Laos, quase em frente ao Palácio do Governo, destaca-se o Wat Si Saket, um conjunto arquitetônico religioso que se acredita ser o mais antigo templo de Vientiane a ter sobrevivido aos dias atuais.

Este sim transformado em museu, o Wat Si Saket tem em seu interior diversas imagens de Buda nos mais diferentes estados de conservação. Muito interessante e super-rico, sendo possível ver estátuas das mais diversas épocas e estilos.

Pha That Luang, o símbolo do Laos

A arquitetura religiosa de Vientiane não é formada só por templos desconhecidos. É na capital do Laos que fica o That Luang, uma enorme estupa dourada que, caso você seja fanático por viagens já deve ter visto por aí em fotos, mesmo sem saber onde fica.

O Pha That Luang é o símbolo do Laos e o monumento mais importante do país. É em torno dele que se desenvolveu a imagem do Laos como nação independente. Sua arquitetura é impressionante, onde a estupa apresenta três níveis diferentes, mostrando a transição do mundo material ao espiritual. O primeiro nível representa o submundo, o segundo, os 30 ensinamentos do budismo e o último, e mais estreito, a iluminação pessoal.

Do centro de Vientiane, uma corrida de Tuk Tuk até o That Luang custará 40.000 Kip (5USD). Alternativamente, na estação de ônibus Talat Sao (ao lado do Shopping Center) você pode pegar o ônibus número 20, que passa em frente.

Uma vez por aqui, aproveite e visite também os outros templos que existem ao redor para ver o quanto a arquitetura asiática consegue ser sofisticada. Esses outros são gratuitos, diferente do dourado, que é cobrada a entrada.

Wat Sok Pa Luang

Para um contato mais próximo com o budismo, e de quebra, entender a cultura laosiana ouvindo direto de sua população, a melhor escolha é visitar o Wat Sok Pa Luang num sábado à tarde. Do Talat Sao, embarque no ônibus número 32 ou pague uma corrida de tuk tuk em direção à Embaixada da Alemanha. Nós fomos de bicicleta partindo da casa em que moramos, mas andar de bicicleta no trânsito do Sudeste Asiático é coisa de maluco. Mesmo!

Fonte: https://vidacigana.com