Rangiroa, um paraíso para mergulhar

Se os mistérios do mar são sua perdição, então você precisa conhecer Rangiroa, na Polinésia Francesa.

É um dos maiores atóis do mundo. Basta dizer que sua área total equivale a aproximadamente 1.600 quilômetros quadrados cercados por um anel oval composto por 241 ilhotas alinhadas em 280 quilômetros. Seu interior é formado por uma lagoa espetacular onde vivem simpáticos golfinhos, arraias, milhares de peixinhos de todas as cores do arco-íris e tubarões de várias espécies. Um verdadeiro paraíso para mergulho tanto de profundidade como de superfície.

Rangiroa, cujo nome significa “céu imenso”, fica a 350 quilômetros da capital Papeete, no arquipélago de Tuamotu e a 12 quilômetros da intocada ilha vizinha Tikehau. O acesso é feito apenas por avião. Pela janela se vê os desenhos formados pelos motus e restingas pintados por tantos tons de azul que nem dá para descrever. Um espetáculo e tanto da natureza.

A população da ilha é bem pequena, mesmo sendo um atol enorme, tem ao redor de dois mil habitantes. Eles se concentram em Tiputa e Avatoru, onde há passagens que conectam a lagoa com o mar, e onde fica o aeroporto. Vivem de pesca, cultivo de pérolas negras  e turismo. A simpatia das pessoas não tem como ser maior. São tranquilos, relaxados, felizes. Tem sempre um sorriso estampado no rosto e parecem não saber muito bem o que é estresse.

PÉROLAS NEGRAS

O tesouro do artesanato tahitiano é a pérola negra. As pérolas nascem nas lagoas de água quente e têm várias nuances de cor. São vendidas por toda parte. É fácil encontrá-las. Os preços variam muito dependendo do tamanho, do brilho, do grau de pureza das pérolas, do local onde você compra e do modo como são feitas as peças.

SOBRE A COMUNICAÇÃO

Taithiano e francês são os idiomas oficiais. Aprenda algumas palavras em thaitiano para surpreender as pessoas e arrancar bons sorrisos. Ia ora na (olá), Mauruuru (obrigada), Nana(tchau), Manuia (um brinde, saúde!), Maitai (bom), Tamaa maitai (bom apetiie).

Mas, muita gente fala inglês, italiano, espanhol e até japonês. A comunicação não é um problema.

 

 

Fonte: http://www.viajarpelomundo.com/