Culinária tailandesa – a rica mistura de aromas e sabores

O tempo frio pede pratos quentes e mais condimentados, e neste requisito nada é melhor do que a exótica comida tailandesa

A Tailândia oferece diversos encantos para os olhos. Templos cheios de detalhes em ouro, antigas ruínas, a beleza das cidades rurais, das praias, e um povo alegre, com roupas coloridas e muitos adornos. A região também encanta pela sua culinária exótica, sendo um paraíso para os amantes da boa cozinha.

Na culinária tailandesa exagerar no sal é o pior pecado. Caracterizada pelo equilíbrio de quatro elementos que marcam o paladar – sal, doce, picante e ácido -, os pratos originários da Tailândia encantam pela variedade de aromas, sabores e especiarias exóticas.

A base da gastronomia tailandesa é formada por os molhos preparados com vários ingredientes, como pimentas, massa de caranguejo, alho e especiarias. Alguns desempenham um papel específico, como por exemplo, o molho de peixe, que em muitos pratos substitui o sal. Outros são utilizados para ressaltar sabores, como o molho de ostras fermentadas .

 “A comida tailandesa é mais delicada e cheia de surpresas ao paladar. O amargo, o doce, o azedo e o salgado vêm todos em um único prato”, explica o chef Yuri Ferrari Ogurtsova, do restaurante Asian Spice, em Curitiba. “Saber o modo de misturar os ingredientes e de cozinhá-los faz com que a culinária tailandesa valha a pena de ser experimentada e admirada”, comenta.

Sob influência gastronômica da China e da Índia, os pratos tailandeses primam pelo visual atraente, o aroma e o paladar. Preparados na panela wok, um tipo de frigideira grande de ferro, a temperatura de cozimento pode chegar a 800 graus.

Condimentos e temperos

Quem quer se aventurar na cozinha e preparar um prato tailandês vai precisar ter em mãos os temperos mais usados nesta culinária. Diferente do que se pode imaginar, a maioria são ingredientes usados no dia-a-dia e fáceis de se encontrar em qualquer supermercado, como o leite de coco, alho, coentro, raspas de limão, folha de limão kafir, pimenta do reino e açúcar mascavo.

Entre os temperos menos conhecidos pelos brasileiros está o nam pla, um molho de peixe fermentado, de forte aroma, que tem por finalidade salgar o alimento (corresponde ao shoyu para o japonês). Este tempero é resultado do cozimento de peixes e temperos diversos. Apesar de ser industrializado, no Oriente é costume prepará-lo segundo receitas próprias, variando, assim, de acordo com o gosto e a intensidade do tempero empregado.

O chili ou chilii, planta tropical da família do pimentão, conhecida por pimenteira-cumari ou peperoncino, é essencial em pratos da culinária tailandesa. De sabor picante, é encontrado ao natural ou seco, inteiro ou em pó, na forma de pasta e de molho pronto com tomates. Tome cuidado na manipulação para evitar queimaduras nos olhos e na pele.

Outra especiaria é o curry ou caril, mistura de vários ingredientes que formam uma pasta, utilizada no preparo de ensopados de carne, frango, peixe, porco ou camarão. No entanto, o curry tailandes não tem a menor semelhança com o pó amarelo indiano bem conhecido no Brasil. Ele pode ser verde, com sabor cítrico picante; vermelho, muito picante; ou amarelo, picante com perfume de especiarias.

Divergências de receitas à parte, os ingredientes mais frequentes na elaboração do curry tailandês são: pimenta, alho, chalota, galangal, raízes de coentros e krachai (uma pequena laranja acastanhada) e raízes naturais do país.

Estas especiarias geralmente são pilados num almofariz ou amassados entre duas pedras chatas, onde junta-se pimenta fresca e se obtém a pasta, que é cozida no leite de coco antes de se acrescentar carne ou vegetais. Este tipo de curry só é encontrado em lojas de produtos orientais.

Uma refeição clássica tailandesa é composta por peixe no vapor, sopa, peixe frito, molho picante, salada, curry de frango ou porco e de sobremesa frutas. Mas a estrela do menu é o tradicional arroz jasmin. De origem tailandesa, este arroz é conhecido pelo aroma de jasmim, que tem o poder de abrir o apetite. A textura é macia e úmida, e os grãos são alongados e finos.

Fonte: www.bonde.com.br/