Formas de poupar dinheiro para viajar

Como poupar dinheiro para viajar

Antes de mais nada, é importante criar um plano de poupança. Perceber que rendimento tem por mês e quais as suas despesas principais para avaliar onde pode poupar. Um bom exercício será apontar todas as despesas ao longo de três ou quatro meses – vai ficar com uma noção mais fidedigna sobre o seu perfil de consumidor. E isso vai ajudá-lo a poupar de forma mais eficiente.

Dito isto, eis algumas formas de cortar nas despesas e poupar dinheiro para viajar. São pequenas coisas práticas que, ao fim de algum tempo, farão toda a diferença no orçamento disponível para a sua primeira grande viagem.

Prepare refeições em casa (e deixe de jantar fora)

Não é preciso ser um chef premiado para conseguir cozinhar. Há livros de receitas, sites com vídeos que ajudam nessa tarefa e, claro, os conselhos da mãe. Basta querer.

Comece a cozinhar as suas refeições em casa e deixe de jantar fora por uns tempos. Leve até marmita para o emprego se tem por hábito almoçar em restaurantes. Não é vergonha nenhuma, e o seu objetivo de viajar é mais importante que qualquer comentário menos simpático.

“Ah, mas não gasto assim tanto dinheiro em restaurantes, e tal…” É uma questão de por os gastos em perspetiva: um jantar fora com amigos equivale a dois dias de viagem na Tailândia ou no Laos. Entende a lógica do pensamento?

 

Arranje um trabalho em part-time

Não é vergonha nenhuma trabalhar numa bomba de gasolina, ser recepcionista num hostel, estar ao balcão de uma loja ou servir às mesas de um restaurante. Nem que tenha um outro emprego, se estiver inteiramente focado na viagem vai ver que trabalhar 12 ou 15 horas por dia – ou ao fim de semana – custa muito menos.

 

Compre coisas em segunda mão (incluindo roupa)

Há gente que gasta fortunas em roupa e calçado. Não sei se é o seu caso mas  há melhores formas de gastar o dinheiro (comprar um voo, por exemplo). A má notícia é que precisamos de nos vestir. A boa é que não é preciso gastar fortunas para fazê-lo, especialmente se optar por roupa em segunda mão.

O que poupar em roupa cara e “de marca” durante um ano pode equivaler a muitos e muitos dias de viagem mundo afora. Com a vantagem de que, em qualquer parte do mundo, pode comprar roupa à medida das necessidades… e quase sempre mais barata.

Venda coisas que já não usa

A verdade é que sites como OLX e Custo Justo são ferramentas incríveis para gerar dinheiro a partir de bens que já não utiliza e podem ser úteis a outro alguém.

De máquinas fotográficas de modelos ultrapassados a móveis antigos, passando por coisas menos óbvias como artigos vintage perdidos num caixote  ou cabos de computadores e afins, com certeza tem em casa itens que consegue transformar em dinheiro. Pense nisso e ponha em prática um processo de “destralhar” a casa.

Desligue a televisão por cabo

Naturalmente, sem essa despesa poupa muito dinheiro ao fim do ano. Se a isso juntar internet em casa, internet móvel e canais extra como Sport TV, o custo dispara. Quantos dias serão de viagem? Pense nisso.

Evite o álcool nas saídas noturnas

A par dos jantares com amigos, as saídas noturnas são provavelmente o maior inimigo da poupança. É muito fácil que uma saída com jantar e copos atinja muitas dezenas de reais.

Não estou a advogar uma vida metida em casa sem socializar nem sair à noite. Nada disso. Estou apenas sugerindo que, caso queira mesmo viajar mais, comece a controlar esse tipo de gastos. Porque os 50 reais, multiplicados por vários copos e por várias noites dão para fazer muita coisa em viagem. Mais uma vez, é uma questão de prioridades.

Deixe de fumar

Para além dos malefícios para a saúde, o tabaco é também muito perigoso para a carteira.  Pense nisso quanto lhe apetecer um cigarro.

Adote um estilo de vida saudável… a pé (reduza ou elimine o uso do carro)

Para além dos evidentes ganhos ao nível da qualidade de vida e da diminuição da minha pegada ecológica, o dinheiro que se poupa em combustível dará para muitas semanas na estrada. Desafio-o a fazer o mesmo.

Nota: por falar em vida saudável, o mesmo princípio se aplica a mensalidades em academias – pode fazer exercício ao ar livre.

Crie uma conta separada para onde canaliza as poupanças

A gestão do orçamento pessoal fica muito mais facilitada se tiver uma conta-poupança separada da sua conta corrente. O simples fato de ter uma conta dedicada a poupar para viajar vai fazer com que se sinta mais focado nesse objetivo. Vai estar mais atento ao que pode poupar, vai ganhando ânimo à medida que vê o saldo da conta aumentar, vai sentir que os sacrifícios compensam. E tudo isso vai ajudá-lo não só a manter a motivação para poupar, como o vai fazer poupar mais dinheiro.

Crie uma rede de amigos no Couchsurfing

Viver o dia a dia de habitantes locais, partilhar o seu cotidiano e ter oportunidade de conhecer coisas que só um local conhece seria, por si só, motivo suficiente para fazer parte de redes de viajantes como o Couchsurfing. Se a isso juntar o fato de efetivamente poupar dinheiro, não vejo razão para não experimentar.

Para isso, é importante desenvolver uma rede de contatos. Inscreva-se e comece a receber pessoas em sua casa. Faça contatos com pessoas de outras nacionalidades.

 

 

 

Fonte: www.almadeviajante.com