Se a sua preocupação em visitar a Islândia está relacionada ao clima, vou ser bem direto: Vá em qualquer época do ano!
Apesar do nome em inglês Iceland, Terra do Gelo, a Islândia nem é assim tãaooo a “Terra do Gelo”. Na verdade, apesar da Islândia tangenciar o círculo polar ártico, a corrente marítima do Golfo faz com o que o clima no verão seja considerado fresco e o inverno, apesar das temperaturas abaixo de zero, seja bem mais ameno do que em outras regiões com a mesma latitude. O lado negativo é que essa mesma corrente marítima que faz com que as temperaturas sejam humanamente mais agradáveis, também traz uma instabilidade climática que já gerou até um ditado popular na ilha: “Se você não gosta do tempo na Islândia, espere cinco minutos”. Como exemplo disso, as fotos que estão nesse post foram tiradas no mesmo dia, com um intervalo de alguns minutos entre uma e outra!
Não acredite por um segundo que este ditado seja exclusividade do inverno. Não é! E na verdade me arrisco a dizer que a instabilidade climática no verão é ainda pior, onde você poderá até mesmo ver as quatro estações acontecerem no mesmo dia.
Por razões óbvias para uma região polar não posso dizer que o clima do verão e inverno seja semelhante. O inverno com baixas temperaturas exponencia os efeitos da instabilidade climática, e torna a viagem pelo país um pouco mais complicada (até mesmo mais agressiva) pois seu principal desafio será conseguir cruzar as estradas com segurança enfrentando toda essa instabilidade climática. Enquanto que no verão as temperaturas mais amenas tornam sua estadia na ilha mais confortável.
Cada estação tem suas vantagens, e claro também suas desvantagens. Por exemplo, no inverno você terá mais chances de ver a Aurora Boreal, por outro lado, dependendo do mês, terá apenas quatro horas de luz para visitar os parques e as cachoeiras que estarão acessíveis. Já no verão, você terá mais tempo e temperaturas mais agradáveis para visitar todo o país, verá até o sol da meia noite, mas esse mesmo sol te deixará “sem chances” de ver a Aurora Boreal.
Uma coisa é certa: saiba o que você busca e quer ver! O que realmente importa em sua viagem para a Islândia? Você quer ver aurora boreal? Você quer ver neve e aqueles campos e horizontes todos banquinhos cobertos de gelo? Ou você quer ter a liberdade de cruzar todo o país, fazer a volta completa na ilha com muitas horas de luz do dia e ver paisagens mais coloridas e verdes? Respondendo essas perguntas será bem fácil definir quando deverá ir!
VERÃO: O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR
Vantagens do Verão:
- Muitas horas de luz do Sol.
- Estradas e acessos livres.
- Trilhas fantásticas.
- Cachoeiras com grande volume d´água.
- Sol da meia noite e muitas horas de luz no dia.
- Temperaturas mais amenas
Desvantagens do Verão
- “Impossível”, ou melhor absolutamente improvável de ver a Aurora Boreal.
- Clima mais instável.
INVERNO: O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NO
Vantagens do Inverno:
- Maiores chances de ver a Aurora Boreal.
- Cachoeiras com spots de gelo e lagos congelados, tornando as paisagens bem interessantes.
- Paisagem coberta de neve.
- Geleiras mais estáveis para tours.
- Preços mais baixos.
- Clima mais estável.
Desvantagens do Inverno
- Áreas inteiras do país ficam inacessíveis de carro (principalmente o norte).
- Estradas podem ser fechadas a qualquer momento.
- Clima mais agressivo e estradas mais perigosas.
- Alguns hotéis não funcionam.
- Temperaturas mais baixas
Fonte: expedicoes.forafoco.com.br