Sabe aqueles imprevistos chatinhos que podem acontecer em sua viagem ao Japão? Não estamos livres de inconvenientes, por isso saiba o que fazer e como resolvê-los.
1. Perder a carteira
Não importa os motivos de ter perdido a carteira, quando isso acontece em um país diferente parece ser pior. Porém, você estará no Japão, um dos países com as menores taxas de criminalidade do mundo, com pessoas honestas e policiais prestativos.
Como resolver
Apesar do Japão ser um país seguro, não temos certeza quem poderá achar a carteira. Por isso, adote as mesmas medidas que teria se perdesse no seu país de origem. Ligue para seu banco e cancele os cartões.
O próximo passo será procurar um posto Koban e reportar sua perda. O processo para esses tipos de caso são resolvidos em poucos minutos.
Com uma das taxas mais altas de itens e dinheiro devolvido do mundo, as possibilidades de ter sua carteira devolvida são maiores.
Se perder a carteira no metrô, pode ir direto para o centro de achados e perdidos da estação lidabashi, onde os itens são mantidos por até 3 dias.
2. Condições extremas de clima
Certamente antes de sua tão esperada viagem, deve ter pesquisado sobre o clima no Japão para evitar ser surpreendido por tufões e dias de chuva típicos durante temporadas específicas.
Como resolver
Se você foi desavisado e se deparar com condições climáticas desfavoráveis, não terá muito o que fazer a não ser ficar de olho nas redes sociais e sites de notícias do Japão para saber as previsões.
Em casos mais extremos, poderá mudar seu roteiro, mas se um tufão estiver se aproximando não há muito o que fazer a não ser se abrigar e não sair.
3. Cartão rejeitado
Esse problema pode ser mais comum do que se imagina. Primeiro, seja consciente que a maioria dos estabelecimentos no Japão não aceitam cartões de crédito. Por isso, esteja preparado com dinheiro.
Como resolver
Depois de ligar para seu banco e verificar os procedimentos básicos para tentar resolver o problema, você pode procurar um caixa ATM, disponíveis dentro dos bancos japoneses.
Esses caixas aceitam a maioria dos cartões internacionais e tem opções de menu em inglês e outras línguas. Os caixas E-net também podem ser válidos.
Caso não dê certo, procure pelo banco Prestia, eles são especializados em estrangeiros e ficam localizados perto de estações de trens e alguns aeroportos.
4. Perder a bagagem
Esse problema costuma aterrorizar a maioria dos viajantes. Afinal, é um incômodo não saber onde sua bagagem está. A situação pode piorar e ser informado que sua mala foi parar do outro lado do país.
Como resolver
Esse tipo de inconveniente é resolvido com eficiência pela maioria dos aeroportos japoneses. Você pode seguir para o seu hotel enquanto aguarda um telefonema depois de fazer todos os procedimentos burocráticos.
Para contornar o inconveniente, eles costumam dar vouchers para cobrir futuras despesas com itens de higiene e vestimentas.
Se você tiver assinado um seguro viagem, essa questão poderá ser resolvida mais facilmente. Esses itens de primeira necessidade, como roupas básicas podem ser encontradas a preços baratos em lojas de conveniência, do tipo 7-Eleven.
Se tiver tempo, pode passar nas famosas lojas de 100 ienes também. Eles costumam ter de tudo e a preço único de 100 ienes.
Fonte: www.coisasdojapao.com