Safári com criança: tudo o que você precisa saber para a diversão na África!

Safári é lugar de criança, pode acreditar!

Afinal estamos falando da experiência de ver animais magníficos de muito perto – especialmente na África, berço dos safáris mais incríveis da Terra. Ok, existe aquela imagem de passeio cheio de adrenalina, exclusivo aos mais velhos, mas se prepare para registrar outra em mente: a da primeira vez que aqueles doces olhinhos avistam um leão ou uma girafa em seu habitat natural. Confira tudo o que precisa saber (dos lodges “kids friendly” às regiões livres de malária) para tornar o sonho real – na África do Sul, na Namíbia, no Quênia e Tanzânia!

 

 

Afinal, levar as crianças para um safári e proporcionar esse contato íntimo com a vida selvagem, além de ser indescritível, é educativo – e totalmente possível!

 

 

África do Sul

Encontrar os Big 5, os cinco grandes animais da selva (leão, leopardo, rinoceronte, búfalo e elefante) é como um ritual do viajante em solo africano, e para as crianças não precisa funcionar diferente. O Parque Nacional Kruger inclui mais de 140 espécies de mamíferos e é a escolha certeira para essa busca incrível na África do Sul. A reserva Pilanesberg também! Ela tem todas as qualidades do clássico Kruger, só que com um algo a mais: está fora do cinturão de malária. E no Deserto de Kalahari as savanas africanas dão lugar à vastidão do deserto junto com sua fauna rara, que inclui os divertidos suricatos – animaizinhos já conhecidos das crianças devido ao personagem Timão, da animação O Rei Leão, da Disney.

 

 

Destaque para as reservas naturais de Madikwe Shamwari

Madikwe é o segredo sul-africano mais bem guardado quando o assunto é reserva natural para levar as crianças: tem uma das faunas mais numerosas do país e oferece uma grande diversidade de luxuosos lodges para famílias, como o Lelapa Lodge ou o Morukuru Family. A reserva é uma das melhores escolhas para famílias por também estar fora do foco da malária, sem falar em outro diferencial: ela é acessível por carro partindo de Johannesburgo, e também de avião para quem preferir. O safári por lá é sim menos famoso e mais remoto e por isso mesmo muito mais exclusivo e memorável.

 

 

Shamwari, por sua vez, é uma premiada reserva de safári com recorde de conservação de animais silvestres e, assim como o Kruger, é excelente em concentração dos tão queridos Big 5. Fica bem próxima à cidade de Port Elizabeth, no sudeste do país, também está livre de malária e é uma ótima para pais com crianças menores, já que elas podem participar dos safáris fotográficos a partir dos 4 anos. Os passeios normalmente envolvem momentos de paciência, mas os guias estão preparados para ajudar nessa tarefa – e é muito interessante acompanhar a expectativa da criança e seu aprendizado em manter o silêncio ao ver um animal. Os pequenos também ficam encantados com a visita ao centro de reprodução e reabilitação animal da reserva, onde podem entender de forma concreta a importância do cuidado com a natureza. E os pais podem incrementar o roteiro com a Rota Jardim e Cidade do Cabo.

 

 

Namíbia

Se tem um lugar onde a palavra exótica se encaixa perfeitamente, esse lugar é a Namíbia, e ela está apta a receber os mais curiosos viajantes, e os mais novos também. Seus safáris são feitos em meio a grandes mamíferos e sítios arqueológicos milenares, que guardam boas histórias para crianças. No Parque Nacional Etosha, você e sua família irão vivenciar um dos safáris mais magníficos do planeta e, definitivamente, em um lugar que muito pouca gente já foi. Um privilégio ver mais de 100 espécies de mamíferos, muitos concentrados próximo à água, alguns raros e ameaçados, como como o rinoceronte-negro e o impala-de-cara-preta. Não esqueça também de contemplar de perto a Etosha Pan, enorme cratera cujo solo é composto de areia e sal e que, de tão grande, pode ser vista do espaço.

 

 

 

 

Fonte: www.terramundi.com.br