A Austrália é um dos países mais procurados por turistas para passar a virada de ano. Por conta do fuso horário, lá o ano novo chega mais cedo e a comemoração com queima de fogos costuma encantar todo mundo aqui no Brasil, onde ainda é dia 31. Extremamente organizado, o Réveillon australiano apresenta algumas diferenças e particularidades em relação ao do Brasil e de outros locais do globo.
Vale dizer que algumas das principais cidades, como Sydney, organizam bairros e ruas especialmente para o dia. Para que todo turista ou morador local fique bem informado sobre as mudanças e o evento, existe o site/app oficial do Réveillon de Sydney, um manual que mapeia os diversos pontos da cidade de onde é possível ver o espetáculo (os chamados “vantage points”) e lista as facilidades que o turista encontra por lá (banheiros, restaurantes, se o ambiente é family friendly, entre outros). O app também indica que horas determinado lugar costuma lotar (quando isso acontece, o acesso é fechado), como chegar lá e qual transporte público usar.
A M.Quality, agência especializada em auxiliar na imigração legal, visto e intercâmbio para a Austrália, selecionou 5 curiosidades do Réveillon na Austrália. Confira a lista:
1 – O Réveillon de Sidney é um dos mais famosos do mundo
A Virada de Ano na cidade é uma verdadeira festa. O espetacular show de fogos de artifício acontece no Sydney Harbour, tendo a ponte da Baía de Sydney como palco principal, e compete com o Réveillon de Copacabana em quantidade de fogos e duração do espetáculo.
2 – A virada do ano é quente!
Literalmente. Ao contrário de muitos locais famosos pelo Réveillon, como Nova York, Londres, Tóquio ou Paris, é verão na Austrália, então, são altas as temperaturas em Sidney, por exemplo. O dia também dura mais e o sol brilha até 20h. Coloque roupas leves na mala e não se esqueça das roupas de banho para aproveitar bem as belas praias do país. A combinação mar e sol faz com que qualquer brasileiro se sinta em casa!
3 – Roupa branca? Não se preocupe com isso.
A Austrália não cultiva a tradição de se vestir de branco para passar a Virada de Ano. Aqui no Brasil, é comum usarmos roupas brancas, cor que simboliza pureza, paz, espiritualidade. Já no país dos cangurus, isso não existe.
4 – Queima de fogos para crianças
Criança precisa ir para cama cedo e no Réveillon não é diferente. Então, para os pais que precisam estar em casa na virada por conta do sono dos pimpolhos, Sidney resolveu fazer um espetáculo de fogos especialmente para os baixinhos e seus pais. Então, se você estiver em Sidney e por algum motivo não puder esperar até meia-noite, esteja no Sydney Harbour às 21h para a queima de fogos que acontece para os pequenos.
5 – Bebida alcoólica só em locais determinados
Assim como nos Estados Unidos, não é permitido ingerir bebidas alcoólicas ao ar livre na Austrália. “A intenção é impedir o acesso de menores de idade às bebidas alcoólicas e controlar comportamentos antissociais”, explica MaCson Queiroz, consultor imigratório da M.Quality. Porém, na Virada de Ano o governo abre uma pequena brecha para isso. Em alguns determinados pontos é possível bebericar uma cervejinha, vinho, champanhe… Mas, certifique-se de que está em local permitido antes de expor a bebida. Caso contrário, você pode ter problemas com a polícia.
Fonte: www.mercadoeeventos.com.br