Porque o verão é a melhor época para conhecer a Islândia ?

A Islândia é um daqueles lugares especiais para os quais viajar é sempre uma boa ideia, não importa qual época do ano.

É um país de extremos: onde as noites ensolaradas encontram os dias escuros, e você pode ver colunas de basalto onyx preto perto de pedras verde néon. Tem neve, vento, chuva e sol (ás vezes, tudo em um dia), mas é justamente isso que faz da Islândia um lugar mágico. Embora o inverno ofereça a Aurora Boreal e as cavernas de gelo, o verão ainda é o melhor e mais brilhante momento para fazer uma visita. Deixe que a gente te mostre o que faz o período entre Junho e Agosto ser o nosso preferido na Islândia.

 

Aproveite o sol da meia-noite

E se a gente te falar que você pode levantar às 7 da manhã para tomar um café, fazer algumas trilhas durante a tarde e continuar postando selfies à meia-noite? Essa é a beleza dos longos dias de verão nessa parte do mundo: você pode explorar por quanto tempo quiser, sem se preocupar em perder a luz natural. Na verdade, o Sol nunca se põe totalmente no pico do verão, ele apenas mergulha levemente no horizonte, antes de subir novamente. É meio estranho no início, mas logo você percebe quantas possibilidades incríveis o fenômeno oferece. Mas é importante lembrar que você ainda precisa dormir!

 

Lugares proibidos no inverno abrem novamente

No inverno, uma grande parte do país fica inacessível ou muito difícil de chegar. Mas quando a neve e o gelo derretem, as estradas instransponíveis são desbloqueadas e a Islândia é toda sua para explorar. Depois de um longo inverno, aldeia idílicas ganham vida e as montanhas ficam coloridas por flores roxas. Uma de nossas regiões preferidas é Westfjords, onde você encontra pedacinhos do paraíso como as praias de areias brancas de Rauðasandur, a cachoeira Dynjandi, a ilha de Vigur e a reserva natural Hornstrandir para caminhadas.

 

 

Há também o norte do país e seu próprio paraíso fora dos caminhos mais conhecidos. Desde as fontes termais naturais de Mývatn, até a cidade artística Akureyri, há algum lugar perfeito para todo mundo aqui no alto. Se você estiver se sentindo mais aventureiro, tem rafting e passeios de barco para a Ilha Ilha Grímsey, parte do Círculo Ártico.

 

 

Explore o país a pé

Para uma experiência islandesa completa e verdadeira apreciação de toda sua beleza escarpada e crua, você realmente precisa colocar um par de botas confortável e enfrentar as Terras Altas. Aberto apenas nos meses de verão, você vai ser transportado para a paisagem do interior da Islândia que só é acessível por trilhas e caminhadas. Há muitas opções para escolher, mas a mais famosa é a trilha Laugavegur, que pode demorar de 4 a 8 dias para ser concluída. Escolhida pela National Geographic como uma das 20 melhores trilhas do mundo, pessoas de todo o mundo vêm para a Islândia apenas para percorrer esse caminho.

 

 

Para aqueles que preferem algo mais curto, há a trilha Fimmvörðuháls, entre Skógar e Þórsmörk que passa pelo infame vulcão de geleira Eyjafjallajökull, a trilha de Víknaslóðir no leste e Hornstrandir, nos Westfjords que falamos antes.

 

 

Puffins e baleias

Durante os cálidos meses e verão, o ambiente da Islândia se torna o lar perfeito de uma grande variedade de animais incríveis. Mais de 20 espécies da baleias – incluindo orcas, Minkes, jubartes e baleias azuis – podem ser vistas nas águas perto das margens, que se tornam um rico campo de alimentação. Além disso, a temporada de verão também é um ótimo momento para ver os simpáticos puffins (papagaios-do-mar). A Islândia, por acaso, é o lar da maior colônia de puffins do mundo, com algo entre 8 a 10 milhões de aves.

 

 

As excursões para observação de baleias são amplamente disponíveis em todo o país, desde o Porto Velho em Reykjavik até as pequenas cidades do norte da Islândia. Esses passeios, normalmente, são feitos em pequenos navios, o que significa uma experiência mais pessoal e íntima para observar essas magníficas criaturas em seu habitat natural. Quando se trata dos puffins, eles são encontrados em partes muito específicas da ilha. Os melhores lugares para esse tipo especial de observação de aves são as Ilhas Westman, Cabo Dyrhólaey e ao longo do penhasco de Látrabjarg, nos Westfjords.

 

 

Celebre o verão como os islandeses

Após uma longa temporada de inverno, os islandeses sabem que precisam aproveitar os meses de verão. E por isso não há uma semana que passe sem algum tipo de festival. Essa temporada é o momento perfeito para celebrar e se reunir com os amigos em um longo fim de semana com danças, cantorias e bebidas.

 

 

Um dos maiores festivais é o Secret Solstice, em Reykjavik. Com base na religião nórdica e na mitologia antiga, é realizado em meados de Junho (quando o país tem sol por 24 horas) e apresenta uma série de grandes nomes da música mundial ao longo de quatro dias. Se essa não é sua vibe, há uma série de festivais locais para conhecer. Alguns dos nossos preferidos incluem o Dia Nacional, celebrado em todo o país (17 de Junho), o festival de música Bræðslan em East Iceland (Julho), The Great Fish Day – algo como o Dia dos Grandes Peixes (Agosto), o fim de semana do Feriado Bancário em Vestmannaeyjar (Agosto), a Parada Gay e a Noite da Cultura em Reykjavik (Agosto).

 

 

Fonte: www.brazilian.hostelworld.com