Localizada no leste da África, a Tanzânia possui uma diversidade cultural impressionante. Sua natureza é riquíssima, podendo ser admirada em seus imensos parques nacionais. A Tanzânia guarda uma série de curiosidades. Confira algumas no texto a seguir.
O nome oficial da Tanzânia é República Unida da Tanzânia.
A capital da Tanzânia é a cidade de Dodoma, mas a maior parte da cúpula administrativa é centrada na maior cidade do país: Dar es Salaam.
A maioria da população fala o swahili (ou suaíli), língua também falada por grande parte da população do Quênia e Uganda.
Uma observação importante: os 40 milhões de tanzanianos falam, na verdade, cerca de 100 línguas. Além do swahili, é possível encontrar falantes do árabe, inglês etc.
A Tanzânia é um dos países mais pobres do mundo, com um PIB de apenas U$ 1.100 (dados de 2013).
A maior parte da economia tanzaniana depende da agricultura – que praticamente emprega 80% da população – e do turismo.
As cidades mais populosas são Dar es Salaam, Mwanza, Unguja e Arusha.
As religiões mais praticadas no país são o cristianismo (53% da população ) e o islamismo (30%).
Com 5.895 metros acima do nível do mar, o monte tanzaniano Kilimanjaro é o ponto mais alto da África.
Situado na costa da Tanzânia, o arquipélago de Zanzibar é formado por três grandes ilhas – Pemba, Mafia e Unguja – e outras ilhas pequenas. Detalhe: a cidade de Unguja é também chamada de Zanzibar.
Os três maiores lagos da África ficam no território da Tanzânia. São eles: Vitória, Tanganica e Malauí.
Por falar nisso, você sabia que que, além de ser o lago mais profundo da África, o Tanganica possui espécies de peixes que só existem lá e em nenhum outro lugar?
A Tanzânia é conhecida por seus parques naturais, como o Parque Nacional do Serengueti. Na língua do povo masai (habitantes da região) a palavra serengueti significa “imensas planícies”. O Serengueti é habitado por inúmeras espécies de animais, inclusive pelos “cinco grandes” da África: o leão, o elefante, o búfalo, o leopardo e o rinoceronte.
Os mais antigos fósseis de hominídeos de que se tem notícias foram encontrados na região da Tanzânia e seu vizinho Quênia. Acredita-se que a humanidade tenha surgido justamente nesses países da costa leste africana.
A pegadas humanas mais antigas, com 3,6 milhões de anos, foram encontradas na Tanzânia.
A cratera Ngorongoro é uma das maiores caldeiras vulcânicas do mundo (de um vulcão extinto, claro). Nela vivem milhões de animais selvagens. Ngorongoro possui também a maior população de leões do mundo.
A bandeira da Tanzânia possui as cores verde, amarelo, preto e azul. O verde representa a vegetação, o amarelo representa as riquezas minerais, o preto representa a cor da pele da população e o azul representa os rios, lagos e o oceano Índico.
A moeda do país é o shilling tanzaniano.
Uma última curiosidade: Freddy Mercury, o lendário vocalista da banda de rock Queen, nasceu em Zanzibar. Seu nome real é Farrokh Bulsara.
Fonte: https://www.sabedoriaecia.com.br/