Olho do Oriente (olho grego ou turco) remonta à antiguidade, onde os Turcos acreditavam que um mau olhado podia trazer má sorte e para isso nada melhor que um talismã para se proteger. Este olho é chamado de Nazar Boncugu e ele é adesivado à peça. Protege contra o mal e atrai boa sorte. Caso o olho se quebre, ele deve ser jogado fora e substituído por um novo. O Olho Grego é um antigo talismã contra a inveja e o mal olhado.
O olho está simbolicamente ligado ao Sol, que é a força que afasta o mal. O olho grego, ou olho turco, tem sua origem mais conhecida nos países árabes, e migrou para os povos que tinham contato com eles, como Grécia, norte da África, etc. Ele está sempre ligado a proteção, a afastar a negatividade, e a “absorver” o mal olhado para ele, impedindo que atinja a pessoa…
O amuleto turco que protege contra mal olhado e olho gordo é muito comum na Turquia. Você pode encontrá-lo em toda a Turquia: as mulheres o usam em pulseiras, brincos, colares; os turcos dependuram o amuleto na casa, escritório e também no carro e os bebês também o usam ! O amuleto deve ser azul e ter a forma de um olho. Há diversos tamanhos mas a forma é geralmente aredondada. O nome turco do amuleto que protege contra o mal olhado e olho gordo é nazar boncuk. Mas o que esta atrás desta superstição turca ? Era uma vez … havia uma rocha no mar que nem com a força de cem homens e muita dinamite podia ser removida ou rachada. Havia também um homem nesta cidade que era conhecido por ter muito “olho gordo” (Nazar). Depois de muitos esforços, trouxeram o homem à rocha. O homem olhou a rocha e disse “Meu Deus! Que rocha enorme !” No instante que ele disse isto, houve um grande barulho e a rocha rachou em dois pedaços. A força do mal olhado (nazar) é um elemento extensamente aceito e temido na vida diária do povo turco. Como um exemplo desta superstição vou contar uma outra história…
Olho do Oriente (olho grego ou turco) remonta à antiguidade, onde os Turcos acreditavam que um mau olhado podia trazer má sorte e para isso nada melhor que um talismã para se proteger. Este olho é chamado de Nazar Boncugu e ele é adesivado à peça. Protege contra o mal e atrai boa sorte. Caso o olho se quebre, ele deve ser jogado fora e substituído por um novo. O Olho Grego é um antigo talismã contra a inveja e o mal olhado. O olho está simbolicamente ligado ao Sol, que é a força que afasta o mal. O olho grego, ou olho turco, tem sua origem mais conhecida nos países árabes, e migrou para os povos que tinham contato com eles, como Grécia, norte da África, etc. Ele está sempre ligado a proteção, a afastar a negatividade, e a “absorver” o mal olhado para ele, impedindo que atinja a pessoa… O amuleto turco que protege contra mal olhado e olho gordo é muito comum na Turquia. Você pode encontrá-lo em toda a Turquia: as mulheres o usam em pulseiras, brincos, colares; os turcos dependuram o amuleto na casa, escritório e também no carro e os bebês também o usam ! O amuleto deve ser azul e ter a forma de um olho. Há diversos tamanhos mas a forma é geralmente arredondada. O nome turco do amuleto que protege contra o mal olhado e olho gordo é nazar boncuk. Mas o que esta atrás desta superstição turca ? Era uma vez … havia uma rocha no mar que nem com a força de cem homens e muita dinamite podia ser removida ou rachada. Havia também um homem nesta cidade que era conhecido por ter muito “olho gordo” (Nazar). Depois de muitos esforços, trouxeram o homem à rocha. O homem olhou a rocha e disse “Meu Deus! Que rocha enorme !” No instante que ele disse isto, houve um grande barulho e a rocha rachou em dois pedaços. A força do mal olhado (nazar) é um elemento extensamente aceito e temido na vida diária do povo turco. Como um exemplo desta superstição vou contar uma outra história.
Uma mulher dá a luz a uma criança saudável com bochechas rosadas e todos os vizinhos vão visitar o bebê. Fazem muitos elogios ao bebê, comentando especialmente como ele é saudável. Depois de algumas semanas o bebê fica doente. Nenhuma explicação pode ser dada para a doença do bebê. Isso é descrito como “Nazar”. Os elogios feitos a uma parte específica do corpo pode resultar em “Nazar”. Por isso as mães turcas colocam um amuleto de olho gordo nas roupas das crianças. Se este amuleto de mal olhado é encontrado rachado, significa que funcionou e protegeu a criança e imediatamente um novo amuleto é colocado para substitui-lo.
Assim a idéia do amuleto é proteger sua casa, seu escritório ou as pessoas que você gosta.O amuleto de nazar pode ser visto nos táxis, fixados à roupa dos bebês, nos edifícios, nas entradas das casas de kebap, e até nos websites. Se você quiser usa-lo em sua casa você deve pendurá-lo na entrada da casa, assim toda visita poderá vê-lo. Se você quiser ter um com você, o mais comum é ter um dentro da sua bolsa ou carteira. Você pode também dependurar um amuleto com um alfinete na sua roupa ou usar colares, pulseiras, brincos em diversos formatos.
Os turcos acreditam que com o amuleto do olho gordo você estará protegido e toda a energia ruim estará dirigida ao amuleto e não atingirá você. Nenhuma energia ruim lhe atingirá desde que você seja protegido com amuleto de nazar boncuk. Você tem um bebê recém nascido ? Comprou um carro novo ? Construiu ou mudou-se para um edifício ou escritório novo ? Está preocupado com o que seus “amigos” pensam da sua boa posição ? A proteção do nazar é usada para qualquer coisa nova ou que possa atrair qualquer elogio. Os Turcos pensam que qualquer elogio pode inclui conscientemente ou inconscientemente uma inveja e ressentimento. O amuleto do mal olhado reflete o mal olhado na pessoa que o enviou. O amuleto se assemelha a um olho e a sua cor azul típica é um fator em proteger o usuário.
Fonte: https://www.oarquivo.com.br/