Minha 1ª viagem internacional: 10 itens básicos para o viajante

Depois de economizar para emitir a passagem e de checar a documentação necessária para viajar, começa minha fase preferida em qualquer viagem: os preparativos! Escolher hotel, fazer o roteiro, arrumar a mala, tudo isso já me faz curtir a viagem por muito tempo antes de embarcar e eu #amomuitotudoisso. Então, aproveitei que minha mãe já me perguntou mil vezes o que ela precisa comprar pra estar preparada para a 1ª viagem internacional dela e vamos falar do “enxoval” do viajante. Claro que tudo varia conforme seu destino e a duração de viagem, mas vou tentar mostrar  no que vale a pena investir, seja para a 1ª ou a 10ª viagem. Listei 10 itens para sua viagem internacional, assim você vai estar preparado para uma viagem a qualquer momento. Vamos lá?

 

 

1. Kit bagagem

Com o tempo é bacana ter opções de diferentes tamanhos e materiais para cada tipo de viagem, mas acho que uma mala M de rodinha e uma mochila de tamanho médio (em muitos sites referem-se a elas como mochila de ataque) já fazem um enxoval básico de viajante.

Malas com 4 rodinhas são sempre indicadas como melhores e realmente são bem mais práticas para viajar, pois não precisam ser inclinadas para serem puxadas. Mas também costumam ser mais caras. Então, assim, só de ter rodinhas já é um adianto, então invista em uma, mesmo que de 2 rodinhas, pois vale a pena pelo conforto. Aqui em casa trocamos todas as malas e atualmente nossas 3 são desse modelo com 4 rodinhas.

Para viagens que incluam algum vôo e tenham uma duração curta, o ideal é uma mala que possa ir a bordo, com você. Não despachar é muito prático. Evita você ter que esperar a mala no desembarque (e em alguns aeroportos demora muito!), evita riscos de perderem sua mala, e ainda te estimula a levar menos peso a gastar menos em compras =).

Mas atenção: a dimensão permitida para malas de bordo varia conforme a cia aérea, mas em geral são malas com até 115 cm (somando a altura + o comprimento + a largura).

Uma coisa interessante na hora de escolher a mala é a cor ou formato. Prefira cores diferentes ou malas com detalhes marcantes. Sempre tivemos malas vermelhas, por exemplo, e além disso sempre colocamos fitas e marcadores nelas. Isso facilita para as localizarmos na esteira do aeroporto. E lembre-se que malas em cores claras vão aparentar estar sujas bem rapidinho. Como dá para ver nas fotos abaixo, as malas arranham, sujam. Para evitar desgaste, e também uma segurança a mais contra roubos de objetos, você pode embalá-las no aeroporto.

Além de malas, outros itens de bagagem úteis são mochilas e mochilas. Inclua também no seu kit de bagagem as necessaires. Uma boa necessaire com gancho, para pendurar, é muito útil para levar os itens ao banheiro sem ter que desarrumar tudo e evita que você esqueça algo depois. Procure também necessários transparentes, para facilitar sua vida ao passar pela segurança no aeroporto.

 

 

2. Doleira

A doleira é uma bolsinha bem fina, com elástico como um cinto, para ser usada por baixo da roupa. É ideal para carregar dinheiro e passaporte, pois é bem seguro, fica colado ao seu corpo. Temos algumas aqui em casa de algodão, que são ideais para dias quentes, pois não ficam grudando como as de plástico. Também é legal ter em cores claras e escuras, para usar conforme a roupa e evitar que marquem dando bandeira pro bandido, né? Em qualquer loja de bagagem tem e também com as revendedoras Avon.

 

3.Cadeado

Para mais segurança para suas malas. Você pode usar cadeados comuns, com chave ou pode investir em cadeados com segredo. Algumas malas já vêm com cadeados embutidos, e eu acho que esses modelos são super práticos.

Para viajar aos EUA é ideal ter o cadeado aprovado pela TSA (um cadeado que consegue ser aberto pela chave mestra das autoridades americanas, sem estragá-lo). Então, vale investir logo em um TSA e gastar somente uma vez.

 

 

4. Sacos para diminuir volume

Muito úteis para quem gosta de levar muita bagagem e também para evitar amassar as roupas. Existem de vários tamanhos e modelos. Alguns vêm com furinhos para serem esvaziados com aspirador e outros podem ser fechados apenas enrolando-os. Gostamos de usar os pequenos e médios, pois separamos vários itens e só abrimos o que queremos usar. Hoje em dia os celulares têm ótimas câmeras e são muito leves. Super prático para registrar suas viagens.

 

 

5. Fotografia

Item fundamental, fundamental mesmo! Leve sempre uma câmera e o kit dela (carregador de bateria ou de pilhas recarregáveis, cabo para baixar fotos, cartões de memória etc).

Se você não tem uma máquina ou não pode investir nisso agora, vale a pena pegar uma emprestada. Quando viajamos para a Europa pela primeira vez pegamos duas câmeras emprestadas: uma de foto e outra de vídeo e não nos arrependemos. Claro que a gente fica meio nervoso com medo de perder algo que não é nosso, mas basta ter cuidado redobrado. Ficar sem registrar a viagem é que não vale, viu?

Se você vai investir em uma vale a pena dar uma olhada no freeshop e na cidade para onde você vai. Fotografia foi o item em que mais investimos ao longo das viagens. Hoje temos uma point em shoot (pequena e automática), Samsung, comprada em Santiago, no Chile; uma Canon 60D e uma GoPro. Além disso, hoje em dia celulares também têm boas câmeras. O importante é fotografar e filmar os momentos especiais.

 

 

6. Documentos organizados

Uma pastinha, uma carteira de viagem, um tablet, o Kindle, o celular. Com o tempo você vai descobrir o que funciona melhor pra você, mas é muito importante levar sempre cópias das passagens, reservas de hotel, passeios etc.

A gente sempre utilizou pastinhas de plástico – sempre uma cópia comigo e outra com o Romulo – até que durante o mochilão de 2012 testamos levar cópias digitais (no Kindle) e também uma carteira de viagem. A carteira super nos agradou pela organização e a cópia digital é útil para encaminhar por email etc, mas…. se seu destino for um mochilão tem o problema de locais sem energia ou acesso à internet. Acho que uma cópia impressas nesses casos é fundamental.

Nas últimas viagens, como temos ido sempre a locais onde internet não é problema, temos levado uma carteira de viagens menor, apenas com cópia impressa da apólice e contatos do seguro de viagem e passagens aéreas. Salvamos em email, no Google Drive e Kindle ou Ipad as outras reservas.

 

 

7. Adaptador de tomada

Esse não poderia ficar de fora de uma lista de itens para viagem internacional. Assim como no Brasil temos vários modelos de tomada diferentes, os modelos variam conforme o país. Então vale a pena investir em um modelo universal, pois aí você já fica equipado para todas as suas viagens, seja qual for o destino. Também vendido em lojas de mala e de utilidades do lar.

 

 

8. Remédios

Mesmo que você vá para uma cidade grande, cheia de farmácias, leve os remédios que você costuma precisar com mais frequência como antiácidos, remédios para dores musculares, de cabeça, antialérgicos. Isso vai evitar que você perca tempo procurando uma farmácia, descobrindo o nome do remédio na língua local ou obtendo autorização para comprá-lo (as leis de comercialização de medicamentos variam de país a país).

Lembre-se: deixe os remédios na mala de mão, pois você pode precisar deles durante o vôo. Inclua chicletes na necessaire, pois eles ajudam a evitar o desconforto nos ouvidos ao decolar ou pousar.

 

 

9. Pense em você

Bom, o que é básico para um pode não ser pro outro. Pense nas suas necessidades e gostos. Por exemplo: se você costuma comprar bastante durante as viagens, uma balança para a bagagem vai ser útil para evitar levar malas acima do peso para o aeroporto – se alguma passar do limite você pode redistribuir, ou deixar algo pra trás ou se preparar para pagar o peso extra. Se você tem dificuldades para dormir no avião, um kit conforto (eu faço!) com máscara para os olhos, travesseiro inflável, meias quentinhas e tampões de ouvido vai ser providencial.

 

 

10. Distração

Você pode perder o sono durante o vôo, ele pode atrasar…. esteja preparado para evitar o tédio. Leve um livro, um tablet, um celular com acesso à internet, dinheiro para revistas, um fone para ouvir músicas, papel para escrever, enfim, qualquer coisa para passar o tempo. Uma boa dica é ter sempre por perto seu Kindle: a bateria dele dura por dias e dias, ele é leve e você pode carregar muitos livros e documentos no mesmo aparelho.

E como bônus o item que considero fundamental para qualquer viajante: bom humor! Esteja aberto pra curtir o inesperado. Se chover, se o passeio for cancelado, se você tiver que voltar um dia antes. Não se estresse. Curta a SUA viagem, não uma viagem ideal desenhada no roteiro ou vivida por outra pessoa. Esteja aberto a mudanças de plano e a novas experiências. Aproveite a sua viagem!

 

 

Fonte: https://www.viajesim.com