Desde que entraram em vigor as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2017, muitas empresas aéreas nacionais e internacionais alteraram a franquia de bagagem para passageiros que têm o Brasil como origem da viagem. Muitas companhias acabaram, por exemplo, reduzindo o peso da mala despachada de 32 kg para 23 kg.
Então, se você tem viagem marcada, é bom ficar de olho nas novas regras de bagagem para não ser surpreendido horas antes da viagem. Listamos abaixo as novas regras de bagagem das principais empresas aéreas que voam desde o Brasil. Confira!
Bagagem na Aerolíneas Argentinas
De acordo com o site da companhia, a tarifa Promo não inclui franquia de bagagem. Quem viaja para a América do Sul tem direito a uma mala de 23 kg na tarifa Plus, bem como quem voa para a Europa. Os passageiros com destino a República Dominicana, Colômbia, México e Estados Unidos tem podem levar 1 mala de 23 kg ao contratar a tarifa Base.
Aeroméxico
As regras da companhias foram alteradas em 11 de setembro de 2017. Conforme a nova política de bagagens, passageiros que tenham como origem e/ou destino o Brasil poderão despachar duas malas de 23 kg na Classe Econômica e 3 malas de 32 kg na Classe Premier. Clientes que adquiriram passagens antes de 11 de setembro de 2017 terão direito à franquia antiga: duas bagagens de até 32 kg na Classe Econômica e três malas de até 32 kg na Premier.
Air Canada
Conforme as informações do site da Air Canada, os passageiros podem levar até duas malas de 32 kg cada uma e mais uma bagagem de mão de até 10 kg, com a franquia de bagagem inclusa no valor da passagem.
Air China
Nos voos para as Américas (exceto Havaí), Japão, Emirados Árabes Unidos, Cazaquistão, Austrália e Nova Zelândia, a franquia é de duas bagagens de 23 kg. O passageiro também tem direito a uma bagagem de mão de até 5 kg.
Air Europa
A companhia mudou suas políticas de bagagem. Passageiros saindo do Brasil não tem mais direito a franquia na tarifa Lite, que é a mais básica. Na tarifa Geral é possível despachar uma mala de 23 kg. O cliente também tem direito a uma bagagem de mão de até 10 kg.
Air France
Conforme o site da Air France, passageiros das classes Economy e Premium Economy que tiveram as passagens emitidas até 26 de setembro de 2017 podem despachar gratuitamente duas bagagens de até 32 kg cada. Para bilhetes emitidos a partir de 27 de setembro de 2017 é permitido o transporte gratuito de duas bagagens de porão de até 23 kg cada. Passageiros da Classe Business podem despachar duas bagagens de até 32 kg e passageiros da Classe La Première podem despachar gratuitamente três bagagens de até 32 kg cada.
Alitalia
A Alitalia também alterou a política para o despacho de bagagem: passageiros que adquirirem a tarifa Light não tem direito a franquia de bagagem. Nos demais tipos de tarifa, o passageiro pode despachar duas malas de até 23 kg cada uma.
American Airlines
A American Airlines alterou suas regras para bilhetes emitidos depois de fevereiro de 2018, passando a adotar a franquia de duas bagagens despachadas de até 23 kg, além de uma bagagem de mão de até 10 kg. Quem emitiu o bilhete antes desta data continua com a franquia de duas bagagens de até 32 kg.
Avianca
A franquia de bagagem estabelecida pela companhia em voos saindo do Brasil é a seguinte: em voos para a América Latina, passageiros podem levar 1 peça de até 23 kg na Classe Econômica e 2 peças de até 23 kg na Executiva. Em voos para os Estados Unidos, clientes podem levar 2 peças de até 23 kg na Classe Econômica e 3 peças de até 23 kg na Executiva. A bagagem de mão permitida para passageiros de todas as classes é de um volume de até 10 kg. As exceções são as seguintes:
– Para compras efetuadas até 30/06/17, o peso é de 32 kg por peça. As compras efetuadas a partir de 01/07/2017 a franquia de bagagem é de 23 kg por peça. As regras mencionadas são para voos internacionais de/para os Estados Unidos;
– Passagens compradas até 31/07/2017 no trecho Fortaleza para Bogota e Bogotá para Fortaleza terão franquia de 23kg.
Azul
Nacional:
As passagens da Azul estão classificadas em duas categorias: a “MaisAzul” e a “Azul”. A categoria MaisAzul mantém a prática tarifária atual, incluindo franquia de 23 kg de bagagem e sempre estará disponível para compra, além dos 10 quilos na bagagem de mão. Ao optar pela categoria Azul, o cliente pagará mais barato pela passagem na comparação com a tarifa MaisAzul e poderá escolher pela compra ou não do serviço de bagagem despachada. Nessa modalidade, se o Cliente mudar de ideia, poderá incluir os 23 kg de bagagem, a qualquer momento, por R$ 60,00 pelo site, call center e aplicativo; e R$ 80,00 no aeroporto. Caso o Cliente ultrapasse essa cota de 23 kg, será mantida a atual cobrança por quilo excedente.
Internacional (Estados Unidos e Europa): os passageiros da Classe econômica têm direito a despachar duas malas de até 23 kg cada, enquanto os da Casse Executiva podem despachar até três volumes de até 23 kg cada. Nos trechos para América do Sul, os clientes poderão despachar uma mala de até 23 kg.
Boliviana de Aviación (Boa)
A Boliviana de Aviación manterá as mesmas franquias. Passageiros que viajam para a Argentina e a Bolívia poderão despachar sem custo uma bagagem de até 30 kg e levar mais uma bagagem de mão de até 7 kg. Passageiros que se deslocam com a companhia para os Estados Unidos podem levar até duas bagagens de 23 kg cada. A política é válida para todas as classes.
British Airways
A British Airways oferece a seguinte franquia para bagagem a ser despachada: uma mala de até 23 kg nas cabines World Traveller (Econômica) e duas de 23 kg cada na World Traveller Plus (Econômica Premium); 2 malas de até 32 kg nas cabines Club World (Executiva) e 3 malas de até 32 kg na First (Primeira Classe), tanto na ida quanto na volta de qualquer país.
Condor
A tarifa Light, que é a mais básica da Condor, não inclui bagagem. A partir da Class o cliente tem direito a duas malas de 32 kg. O passageiro ainda pode levar consigo uma bagagem de mão de até 6 kg em qualquer tarifa.
Copa Airlines
A companhia panamenha Copa Airlines anunciou a redução da franquia de bagagem das passagens emitidas a partir de 20 de fevereiro de 2018, para viagens a serem realizadas a partir de 15 de abril deste ano.
Para voos a partir ou desde a América do Sul, a nova franquia de bagagem despachada é de dois volumes de até 23 kg cada por passageiro da classe econômica. Para bilhetes emitidos até hoje, 19 de fevereiro, segue valendo a franquia de dois volumes de até 32 kg cada na classe econômica.
Quem for viajar de classe executiva, a franquia permitida é de dois volumes de até 32 kg cada.
Delta
Passageiros podem despachar sem custo duas bagagens de até 23 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. Passageiros da Primeira Classe podem despachar até duas malas de até 32 kg cada.
Emirates
Passageiros que partem do Brasil podem despachar uma peça de bagagem de até 23 kg na Classe Econômica ao adquirir a tarifa Special. Nas tarifas Saver, Flex e Flex Plus+, o cliente tem direito a duas peças de 23 kg cada.
Ethiopian
De acordo com o site da Ethiopian, passageiros podem despachar sem custo duas bagagens de até 23 kg e levar mais uma bagagem de mão de 7 kg.
GOL
Desde 20 de junho de 2017, a GOL tem a seguinte franquia de bagagem:
– Light: passageiros terão direito a levar gratuitamente somente uma bagagem de mão de até 10 kg. Para despachar bagagens, serão cobrados 10 dólares no primeiro volume, 30 dólares no segundo e 45 dólares a partir do terceiro;
– Programada: passageiros poderão despachar sem custo uma mala de até 23 kg;
– Flexível: clientes poderão despachar gratuitamente uma mala de até 23 kg;
– GOL Premium: poderão despachar duas malas de até 23 kg cada.
Iberia
As tarifas mais baratas da Ibéria não incluem mais franquia de bagagem despachada, desde junho de 2018. As demais tarifas incluem 2 malas de 23 kg.
KLM
Passageiros que voarem na Econômica e contratarem a tarifa Light não terão direito a franquia de bagagem. As demais tarifas incluem duas malas de 23 kg cada.
LATAM
A companhia tem as seguintes regras para passagens compradas até 17 de maio de 2017: passageiros que voam para destinos na América Latina e Caribe podem despachar um volume de até 23 kg, e os clientes que voam para as demais rotas internacionais podem despachar duas peças de até 32 kg cada. Para todos os bilhetes comprados a partir de 18 de maio de 2017, nos voos internacionais para América do Sul e Caribe, a franquia das tarifas elegíveis passará a ser de um volume de até 23 kg. Nas demais rotas internacionais, até dois volumes de 23 kg cada. Em voos em cabines Premium Business e Premium Economy o cliente Latam poderá levar até três peças de até 23 kg cada.
Lufthansa
De acordo com o site da companhia, passageiros que voam Lufthansa com origem no Brasil podem despachar uma mala de 23 kg cada uma, além de levar mais uma bagagem de mão de até 8 kg.
Norwegian Air
A tarifa mais básica da Norwegian não inclui bagagem, porém a partir da tarifa LowFare+ o passageiro tem direito a uma mala de 20 kg.
Qatar
Passageiros podem despachar sem custo duas bagagens de até 23 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg na Classe Econômica e de 15 kg na Classe Executiva e Primeira Classe.
Royal Air Maroc
A Royan Air Maroc manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A política é válida para todas as classes, e os bilhetes devem ser vendidos e emitidos no Brasil.
South African
De acordo com o site da South African, passageiros seguem podendo despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de até 8 kg.
Sky Airline
A partir da tarifa Plus o cliente tem direito a franquia de bagagem de 1 mala de 23 kg sem custo adicional. Na tarifa mais simples está incluso somente uma bolsa de mão inclusa (não é bagagem de mão).
Swiss
De acordo com o site da companhia, as regras são as seguintes: nos voos intercontinentais e para a Europa, a tarifa Light não inclui franquia de bagagem. Nas tarifas Classic & Flex ou Swiss Economy os passageiros podem levar 1 mala de 23 kg. Todos tem direito a uma bagagem de mão de até 8 kg.
TAAG
Conforme o site da companhia, os passageiros da classe econômica podem despachar até duas malas de até 23 kg cada uma e levar mais uma bagagem de mão de até 10 kg. Passageiros da classe executiva e da primeira classe podem despachar até duas malas de 32 kg cada uma.
TAP
Passageiros que voam com a TAP não possuem mais direito ao despacho gratuito de bagagem na tarifa mais simples. A partir da tarifa Basic, o cliente tem direito a uma mala de 23 kg, além de 8kg de bagagem de mão sem custo.
Turkish
Passageiros podem despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 8 kg.
United
Desde 13 de julho de 2017, passageiros da classe econômica podem despachar até duas malas de 23 kg cada uma. Para as demais tarifas, a franquia de bagagem é de duas malas de até 32 kg cada.
Fonte: https://www.melhoresdestinos.com.br