Ano Novo Chinês. 2020 é o ano do Rato de metal

Este é um acontecimento de grande impacto, vivido com pompa e circunstância não só na China, mas nos lugares onde a comunidade chinesa está representada.

Segundo o Zodíaco Chinês, cada ano é regido por um animal e um elemento, com as comemorações a terem início 15 dias antes. Em 2020 celebra-se o ano do Rato de Metal, que traz novidades a nível financeiro e favorece as ações rápidas, a astúcia, a agilidade mental e a vida financeira.

Ao contrário do que acontece com o calendário que seguimos no Ocidente, o calendário chinês segue os ritmos da Lua e do Sol: cada ano começa sempre na primeira noite de Lua Nova que ocorre mais próxima do dia em que o Sol se encontra no grau 15 do signo Aquário.

 

Uma vez que o Sol percorre o signo Aquário entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro, o Ano Novo Chinês varia sempre, em função da Lua Nova, entre o final de janeiro e o início de fevereiro.

 

Este ano começa no dia 25 de janeiro de 2020 e é o Ano do Rato.

A história do Zodíaco Chinês, que explica por que razão cada signo tem o nome de um animal, é curiosa e está ligada a uma lenda, segundo a qual Buda terá chamado todos os animais à sua presença, para as festividades do Ano Novo.

Uma vez que só 12 animais compareceram, Buda quis recompensá-los, atribuindo o nome de um signo a cada um deles, consoante a ordem pela qual foram chegando.

 

 

O primeiro animal a chegar, que é, portanto, o primeiro signo do Horóscopo Chinês, é precisamente o Rato, que é o regente de 2020. Este ano inicia um novo ciclo de doze anos, já que no ano passado chegámos ao último signo do Horóscopo Chinês (o Porco), e voltamos agora ao princípio.

Daqui se tira a primeira ideia para este ano: o Rato chega sempre à frente, porque é rápido, ágil, pensa depressa e não hesita antes de tomar decisões.

 

 

Sob a influência deste signo, 2020 convida à ação, ao dinamismo, à atividade. Colheremos maiores benefícios se agirmos com rapidez e estando atentos às oportunidades, agarrando-as sem hesitar.

O Rato traz leveza, descontração e alegria. Os acontecimentos tendem a ser bastante rápidos, os resultados chegam mais facilmente – mas sem garantias de que sejam duradouros.

 

 

É preciso também estar mais atento, porque é mais fácil perder o controlo das situações. É um bom ano para novos voos, para arriscar e sair da sua zona de conforto, para dar passos no sentido do crescimento e apostar mais no seu desenvolvimento pessoal e profissional. É um ano favorável para quem deseja ter (mais) filhos, já que o Rato potencia a fertilidade.

De um modo geral, a personalidade do Rato é amigável e cativa com facilidade. As pessoas nascidas sob este signo tendem a ter carisma e estão sempre a fazer novos amigos. Na esfera afetiva, o Ano do Rato ajuda a alargar horizontes, melhorando a comunicação e ajudando a que as pessoas estejam em contacto com círculos sociais que lhes pareciam estar fora do seu alcance. É um bom ano para renovar a sua vida social e afetiva. Aqueles que procuram encontrar um novo amor estão mais favorecidos sob esta influência, ainda que devam manter uma certa prudência porque, sob esta influência, tendemos a atirar-nos de cabeça, sem medir as consequências.

 

 

 

Fonte: lifestyle.sapo.pt/