Após suspender a entrada em seus territórios, alguns países começam a se preparar para a reabertura de fronteiras.
A retomada de viagens internacionais pós-coronavírus deve ser lenta e gradual, já que a pandemia não foi totalmente superada e deve mudar a rotina do turismo no futuro. No entanto, já é possível observar medidas que visam garantir a segurança dos viajantes.
Algumas companhias aéreas já planejam retomar voos para o Brasil a partir desse mês, o que deve ajudar na normalização do cenário e o planejamento de próximas viagens. Vale reforçar, no entanto, que não é possível ter certeza desses prazos, já que a retomada dos voos dependerá de decisões dos governos sobre reabertura de fronteiras e permissões para viagens internacionais.
Confira o que está sendo feito nos principais países em relação às restrições de viagem, abertura de fronteiras, retorno dos voos e fim da quarentena.
África do Sul
Os voos para a África do Sul continuam suspensos, no entanto, o governo planeja flexibilizar as restrições. Ao invés de medidas nacionais, um novo sistema de alertas que varia conforme as condições locais de cada província deve ser implementado em breve.
Austrália
Austrália e Nova Zelândia planejam uma “bolha de viagem” entre os dois países. Representantes do governo estão discutindo a criação de um corredor especial, permitindo o livre trânsito de passageiros entre as duas nações, já que ambas estão conseguindo controlar os casos de contágio interno.
No entanto, a entrada de passageiros na Austrália continua suspensa, salvo casos de cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas.
Catar
A Qatar Airways reduziu a frequência na rota de Doha para São Paulo de 7 para 4 voos semanais – e assim deve permanecer até 1° de junho, a partir de quando devem ser realizados 5 voos semanais.
China
Algumas regiões da China já estão lentamente reabrindo para o turismo. É o caso de Badaling, o trecho mais popular da Grande Muralha da China, que foi reaberto ao público após ter sido fechado por dois meses devido a expansão do COVID-19. O complexo da Disney em Xangai também será reaberto, em fases, a partir de 11 de maio.
A China permanece com a suspensão de entrada de estrangeiros desde 28 de março. Internamente, já se discute a flexibilização de vistos de entrada para viajantes a negócios vindos de Singapura e Coreia do Sul.
Emirados Árabes
A retomada dos voos da Emirates de Dubai para São Paulo está prevista para 2 de julho, com frequência de quatro vezes na semana, e 14 de julho com frequência diária. A partir de 2 de agosto devem ser reiniciados os voos para o Rio de Janeiro, com quatro frequências semanais até 31 de agosto e frequência diária depois desta data.
Grécia
Como os demais países da União Europeia, a Grécia fechou suas fronteiras a estrangeiros, salvo residentes permanentes e exceções diplomáticas.
Hong Kong
Não é permitida a entrada ou trânsito de passageiros em Hong Kong, salvo exceções diplomáticas, residentes permanentes e cidadãos.
Índia
A Índia suspendeu temporariamente todos os vistos de estrangeiros. Voos comerciais continuam proibidos até 17 de maio.
Indonésia
Não é permitida a entrada ou trânsito de passageiros na Indonésia, salvo exceções diplomáticas, residentes permanentes e cidadãos.
Japão
O Japão restringiu a entrada de passageiros que estiveram nos últimos 14 dias em diversos países em todos os continentes, incluindo o Brasil.
Malásia
A Malásia reabriu as fronteiras terrestres com a Tailândia, mas permanece fechada para outros países. Não é permitida a entrada de passageiros na Malásia, com exceção de residentes permanentes e cidadãos.
Nova Zelândia
Nova Zelândia e Austrália planejam um corredor especial entre os dois países. Representantes do governo estão discutindo a criação de uma “bolha de viagem”, permitindo o livre trânsito de passageiros entre as duas nações, já que ambas estão conseguindo controlar os casos de contágio interno.
No entanto, a entrada de passageiros na Nova Zelândia continua suspensa, salvo casos de cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas.
Fonte: https://www.melhoresdestinos.com.br/