Descobrir um país é também descobrir o seu idioma. As duas línguas oficiais de Marrocos são o Árabe e o Amazigh (Berbere) mas o Francês é compreendido e falado por praticamente todos os Marroquinos. O Espanhol é também muito falado no norte e no sul de Marrocos. Ficará encantado com o Árabe. A língua é cantante e com entoações calorosas que incentivam à conversação. A língua Amazigh, cujo alfabeto é o Tifinagh, é um património comum a todos os marroquinos.
Para conviver com as populações locais e aproveitar ao máximo a sua estadia, aqui estão algumas noções de árabe que deve aprender. Após deixar o seu hotel, algumas palavras são suficientes para estabelecer um contato: com “as-salaam alaykum” está a desejar um bom dia ao seu interlocutor que lhe irá responder com “wa alaykum as-salaam”; “labass” para lhe perguntar como está antes de se despedir-se com um caloroso “beslama”, adeus.
Quando for até ao souk, a arte de regatear entra em ação. Para negócios bem sucedidos, anote estas palavras indispensáveis: “kayen” para pergunta “tem?” algum artigo; “ma’arft” significa que não tem certeza; “iyah” e “lla” significam “sim” e “não”. Finalmente, diga “rali bizef” para “demasiado caro” e, começou o regateio!
Mais tarde, quando pedir um chá verde num terraço, diga ao empregado “AtiniAttay” para “queria um chá de menta” e quando ele o trouxer, agradeça: “Shukran”.
Porque os Marroquinos têm um dom natural para línguas, a sua estadia será seguramente extramente agradável!
FONTE: visitmorocco.com