Clima em Marrocos e quando ir
Com uma diversidade geográfica tão grande (costa, montanhas do Rif, montanhas do Atlas, deserto do Sahara, cidades imperiais no interior), Marrocos tem um clima muito diferenciado, conforme a região e a estação do ano.
Como referência, podemos orientar-nos pelas 4 estações normais do hemisfério Norte e, depois, ajustá-las à zona ou zonas que vamos visitar. Ao Norte, clima é mediterrâneo. Na costa Oeste é atlântico, parecido com Portugal mas, tendencialmente, um bocado mais quente. Para o sul, mais próximo do Sahara, é mais desértico.
No Verão, particularmente em Agosto, as cidades interiores (Fés, Marrakech, etc) e o deserto podem estar um verdadeiro forno e tornar as visitas um bocado pesadas. Na costa um pouco menos menos, mas à medida que se anda para sul (Agadir, etc) o calor também começa a apertar. O que não é necessariamente mau!
No Inverno, a costa norte e atlântica apresentam temperaturas médias, melhores que em Portugal. Mas nas montanhas do Rif (Chefchaouen, etc) costuma estar nublado e chover ou nevar. No médio-alto Atlas, é quase certo que neva e pode até tornar-se agreste um pouco agreste.
Qual a melhor altura para viajar em Marrocos?
As alturas mais equilibradas e, provavelmente, melhores para visitar este país árabe serão, então, a Primavera (Mar-Mai), quando ainda há muito verde e a temperatura já está mais amena, e o Outono (Set-Nov), quando o calor mais intenso do Verão já passou.
Em todo o caso, viajar é viajar e cada um sabe de si. E Marrocos é um país que pode ser visitado em qualquer altura do ano e oferece diferentes opções de divertimento.
Terra de todos os sons e cheiros, uma viagem a Marrocos é uma experiência verdadeiramente sensorial. A Medina de Fez, a cidade imperial de Meknes, conhecer os souks de Maraquexe, a cidade-azul Chefchaouen, nas montanhas do Rif, o Alto Atlas, a garganta de Todra e o vale de Dra, a pitoresca cidade costeira de Asilah, Essaouira, as ruínas romanas de Volubilis, Merzouga e as dunas de Erg-Chebbi, ou o ksar de Ait-Benhaddou – motivos de sobra para viajar até Marrocos, tão perto e tão distinto.
Fontes: www.tempodeviajar.com , www.almadeviajante.com