Viajar sozinha, para muitas pessoas, quer dizer estar solitária, mas quem já viajou sozinha sabe que isso não condiz bem com a realidade.
Você só estará sozinha se realmente quiser e a hora que quiser. Você pode combinar os dois: ficar sozinha em alguns momentos para curtir a sua própria companhia e em outros, se conectar com outros viajantes, tendo grandes chances de fazer amigos para o resto da vida. Muitas mulheres me escrevem perguntando como fazer amigos viajando sozinha e é sobre isso que quero falar nesse artigo, pois existem alguns facilitadores para fazer novas amizades na estrada.
Hospede-se com uma pessoa do destino
Você pode fazer isso de três maneiras:
- ficar na casa de um amigo/conhecido que mora na cidade onde está indo;
- alugar um quarto pelo AirBnb na casa de uma pessoa do destino;
- aterrizar no “sofá” de alguém, de forma gratuita, usando o Couchsurfing.
Quando nos hospedamos na casa de alguém do local é esperada uma interação maior de ambas as partes. O anfitrião sempre tem em mente mostrar um pouco da sua cidade com o olhar de quem mora lá. Então, muito provavelmente, você vai conhecer locais diferentes dos ditos “turísticos” e ainda vai acabar conhecendo amigos do anfitrião, que podem virar novos amigos. Acaba sendo uma experiência diferente e muito divertida.
“Alugue” um amigo Local
Se você não gosta / quer se hospedar na casa de pessoas desconhecidas e prefere ficar em um hotel normal, não tem problema. Há outras alternativas: por que não “alugar” uma amigo local? Sim, existe um site chamado Rent a Local Friend , onde você pode escolher um amigo em várias cidades do mundo. Você coloca a data, seleciona o idioma que o amigo (a) deve falar para vocês se comunicarem e o preço mínimo e máximo que você está disposta a pagar. O site vai te mostrar todas as pessoas disponíveis dentre as suas escolhas. Você poderá entrar no perfil delas e ver mais detalhes e também conversar por chat. É uma maneira de conhecer a cidade com os olhos de alguém que vive lá e conhece bem a cultura e os costumes.
Faça uma Free Walking Tour ou Pub Crawls
As Free Walking Tours são passeios a pé, geralmente lideradas por estudantes universitários ou até mesmo guias de formação. Os roteiros variam de cidade pra cidade e é bem diferente de passeios organizados por agências. O ambiente é mais descontraído e o olhar sobre a cidade também. Ao final do passeio, se você achou bacana, paga o que quiser. Claro, que existe um mínimo e é politicamente correto você perguntar antes. Mas se, realmente você não gostou, não é obrigada a pagar nada. Eu já perdi a conta de quantas já fiz nas minhas viagens! Sempre procuro por elas e já fiz ótimas amizades, tanto com os guias, quanto com outros turistas que estavam nos passeios.
Existem também a Pub Crawl que nada mais é do que um passeio que você vai de bar em bar com várias pessoas de outros lugares. É bem divertido, porque você acaba saindo a noite com companhias variadas e vai sentir como é a noite da cidade, experimentar drinks locais e ainda vai conhecer muita gente divertida. O único arrependimento que você pode ter pode ter é a ressaca no dia seguinte! rs rs rs
Para encontrar as cidades que oferecem estes tipos de passeio use a busca do Google colocando Free Walking Tour + nome do destino ou Pub Crawl + nome do destino. Depois leia as recomendações e/ou comentários de quem já participou pra ver se é bacana 🙂
Procure grupos com os mesmos interesses
Mais um site que veio para nos ajudar a conhecer pessoas interessantes e com os mesmo interesses que a gente. O Meetup permite que você busque pessoas por atividades, por exemplo, aprender idioma, cozinhar ou pedalar.
Existem eventos programados por interesse. Podem ser pagos ou free. E o legal é que você acaba conhecendo pessoas que gostam das mesmas coisas que você. Você acaba conhecendo um grupo e pode fazer atividades com as pessoas, explorar a cidade e aprender coisas novas.
Faça refeições com pessoas locais
Você sabia que pode fazer uma refeição na casa de alguém, quando estiver explorando o mundo? Pois é… e o site EatWith faz isso ficar fácil. Ele lista por destinos as pessoas que costumam oferecer refeições com comidas típicas em casa: Argentina, Áustria, Bélgica e, simmm, Brasil! São mais de 50 países e mais de 200 cidades pelo mundo. Legal, não? Você faz a busca colocando o destino, tipo de culinária e preço.
Você será recebido na casa do anfitrião, poderá conhecer outras pessoas do mundo todo que também pode estar por lá nesse dia e, além de uma comida gostosa, você poderá estar em um ambiente super agradável fazendo novos amigos.
Frequente aulas de idioma, culinária local ou dança
Pra quem gosta de cozinhar, existe as aulas de culinária (Cooking Class), que podem ser muito divertidas e também trazer novos amigos. Eu não sou muito de cozinha, mas tenho muitas amigas que costumam frequentar e adoram!
Existem também as aulas de dança. Em Buenos Aires é muito comum aulas curtas de tango, por exemplo, onde você vai aprender alguns passos, vai conhecer outras pessoas iniciantes como você e que apreciam dançar.
Eu prefiro cursos de idioma e já fiz 3 vezes em Paris. São cursos rápidos para estrangeiros e acontecem somente meio período. Garanto a vocês que é super divertido, além do aprendizado, é claro. Fiz amigos de vários cantos do mundo e sempre depois das aulas saíamos para passear pela cidade e praticar francês. É uma ótima oportunidade pra aprender um pouquinho do idioma, mas também para fazer novos amigos. Super recomendo.
Fonte: https://viajantesolo.com.br/