Localizadas a cerca de 200 km ao sul de Auckland, Waitomo Caves são um conjunto de cavernas de origem cárstica de beleza ímpar.
Indiscutivelmente consideradas as cavernas mais visitadas da Nova Zelândia, Waitomo Caves é um intrincado sistema cárstico de mais de 40 quilômetros de extensão que conta com mais de 300 cavernas entre as cidadezinhas de Te Kuiti e Otorohanga na Ilha Norte da Nova Zelândia.
Formadas entre os períodos do Oligoceno e Mioceno (32-22 milhões de anos atrás), as cavernas de Waitomo são, ao lado de Hobbiton, uma das principais e mais populares atrações turísticas da região de Waikato. Porém não são só as formações geológicas que fazem Waitomo Caves uma maravilha subterrânea.
Sua principal atração, além da sua natural beleza espeleológica, é o inquilino que mora em algumas destas cavernas, os chamados “glowworms” ou Arachnocampa luminosa. Uma espécie de inseto bioluminescente da ordem díptera, endêmico da Nova Zelândia, que em sua fase larval emite uma luz brilhante para atrair suas presas na escuridão.
Pode até parecer um pouco nojento ou mesmo assustador num primeiro momento, mas em que outro lugar do mundo você entra numa caverna e em meio a escuridão encontra milhares de pontinhos brilhando (larvas) no teto como se fosse um céu estrelado? Bem só mesmo na Nova Zelândia! É muito lindo!
Por esses motivos, a Waitomo Glowworm Cave ocupa posição de destaque na lista de atrações únicas que você deveria conhecer quando visitar a Nova Zelândia.
Mundialmente famosa, por conta dos insetos bioluminescentes que transformam o interior da caverna numa verdadeira constelação de estrelas. Está é sem dúvida a caverna mais visitada da Nova Zelândia. A visita se dá através de uma caminhada por túneis naturais até o nível do lençol freático. Alí o visitante embarca então num barquinho e navega tranquilamente pelo interior da caverna onde os glowworms dão um verdadeiro show de luzes. É mágico!!
As visitas à Glowworm Cave de Waitomo são realizadas diariamente a cada meia hora, entre das 9:00 às 17:00 entre os meses de Abril a Outubro. Entre Novembro e Março, o passeio vai até as 17:30.
Ao todo passeio dura aproximadamente 45 minutos. Tempo suficiente para perder a fala diante desta maravilha natural única.
Lembrando que não é permitido tocar em nada, além de não ser permitido tirar fotos ou filmar. A visita é feita em grupos de cerca de 30 pessoas.
Fonte: viajoteca.com