Cidade muçulmana, Dubai tem alguns costumes e tradições diferentes para nós, brasileiros. Não, nada que impeça ou dificulte a sua visita a esse lugar incrível. Mas vale dar dicas de curiosidades para que vocês cheguem lá já bem informados.
1 – ROUPAS: NA ALTURA DOS JOELHOS
Não, você não vai precisar andar de burca. Vai ver diversas mulheres de burcas e homens com o traje típico árabe, todo branco com lenço na cabeça. Mas há muuuitos ocidentais não só visitando, mas também morando em Dubai. E eles andam com roupas ocidentais. Mas não tãaao ocidentais. Em três dias em Dubai e Abu Dhabi, vi pouquíssimas mulheres de short ou saia acima do joelho. O mais comum são saias no joelho ou um pouco abaixo do joelho, mesmo no calor de 45 graus do verão. Também vi homens de bermuda.
Quando você for visitar uma mesquita, vão te emprestar uma burca longona, com capuz e tudo, logo na entrada, mesmo que você vá de vestidão comprido. Quente.
E não, no verão não fica mais friozinho à noite. É calor o dia inteiro!
2 – PRAIA: PODE BIQUÍNI BRASILEIRO, MAS NÃO NO CALÇADÃO
No dia em que fui à praia em Dubai, percebi que os ocidentais são maioria nas praias. Ou seja, o seu biquíni não vai escandalizar ninguém se você estiver na espreguiçadeira ou na água do mar. Mas há placas nas praias de Dubai informando que não se deve andar de roupa de banho no calçadão. Ou seja, nada de sair sem camisa da cadeira e ir comer no quiosque em frente assim. Tem que colocar a roupa de novo.
Ainda sobre a praia: não é de bom tom tirar fotos das pessoas à sua volta na areia ou no mar. Li que assim como você se incomodaria se alguém tirasse fotos suas de biquíni, as muçulmanas de burquini (a burca de lycra, própria para banho no mar) não gostam de serem fotografadas.
3 – CARINHO NO NAMORADO EM PÚBLICO? NÃO
Em Dubai, não é nada comum ver casais nem sequer de mãos dadas, quanto mais se abraçando ou dando beijinhos (nem na bochecha). Vi poucos casais de mãos dadas, sempre ocidentais. E quando, no ônibus que estava nos levando do terminal de embarque do aeroporto até nosso avião, eu dei um abraço no meu marido, senti os olhares de estranhamento à nossa volta.
4 – BEBIDA ALCOÓLICA: SÓ EM HOTÉIS DE REDES INTERNACIONAIS
Ingerir bebida alcoólica na rua é proibido em Dubai. Aliás, bebidas alcoólicas só são servidas em restaurantes e bares de hotéis de redes internacionais. Nem no mercadinho perto do nosso hotel encontramos cerveja com álcool, só sem.
5 – LÍNGUA: RELAXE E FALE INGLÊS
Em todas as placas da rua, do metrô, das atrações turísticas, você vai ver as palavras escritas na língua local mas também em inglês. As pessoas que trabalham com turistas (recepcionista de hotel, garçom, funcionários de atrações turísticas e locadora de carro, motorista de uber) falam inglês bem.
6 – MULHERES SOZINHAS: É COMUM?
Eu fui a Dubai com meu marido e andei o tempo inteiro com ele. Vi algumas mulheres aparentemente andando sozinhas no metrô (que tem vagão exclusivo para mulheres), mas não sei dizer se, indo sozinha, você enfrentará algum tipo de problema. A única história traumática de mulher sozinha em Dubai que sei é de uma amiga de uma amiga, que desceu do táxi bebada e após ter brigado com o namorado à noite e apanhou na rua apenas por ser mulher e estar bebada na rua.
7 – VAI FICAR PERTO DE UMA MESQUITA? ACOSTUME OS OUVIDOS
As mesquitas tocam orações em forma de cânticos chamando os fiéis para rezarem quatro vezes por dia, inclusive de madrugada. Na hora de escolher seu hotel, veja no mapa se ele é muito perto de uma mesquita e cheque se outros hóspedes já reclamaram muito do barulho. Quando estive na Turquia, eu fiquei hospedada perto de uma mesquita. Acordei de madrugada na primeira noite, mas nas demais já estava acostumada. Outra solução é colocar um tampão de ouvido, daqueles próprios para locais barulhentos. Dica: normalmente as companhias aéreas dão esses tampões de brinde quando você entra no avião. Guarde os seus!
Fonte: https://www.viciadaemviajar.com/