Durban: África do Sul com cara de Índia!

Dentro do Victoria Street Market, na esquina das ruas Queen e Russell, indianos espalhados em mais de 170 estandes que vendem de tudo: temperos, chás, carnes, peixes,  tecidos, objetos de decoração.

Ainda estamos em Durban, mas falar da cidade é falar de Índia. Índia? Explico: essa é a maior cidade indiana do mundo fora do território da Índia, com 1 milhão de descendentes – até parece alguma filial de Bombai ou Nova Déli. As influências estão por toda a parte: no comércio, na gastronomia, na arquitetura, na língua. E é essa mistura que faz da cidade de Durban um lugar ainda mais especial.

Para explicar esse fenômeno, é preciso voltar na história: na primeira metade do século 19, houve uma onda imigratória com o crescimento das plantações de cana-de-açúcar, que exigiam mais mão-de-obra. Os colonizadores, que já dominavam parte do país, foram buscar a solução na Índia, outra colônia inglesa. Os hindus nunca mais voltaram para casa.

Mahatma Gandhi foi um morador ilustre da cidade de Durban por 21 anos. Inicialmente, em 1893, sua ideia era trabalhar como advogado em Durban. Foi no subúrbio de Inanda, a 27 km do centro, que desenvolveu sua filosofia de resistência passiva contra as injustiças do mundo. Hoje, a réplica de sua casa – Phoenix Settlement – pode ser visitada e abriga fotos e documentos. A residência original foi destruída, em 1985, pelos defensores do apartheid.

Ainda em Inanda, o visitante pode conhecer o Ohlange Institut, escola que ficou famosa devido a uma foto clássica em que Nelson Mandela deposita seu voto na urna, durante a primeira eleição presidencial pós-apartheid.

Conheça mais sobre a cidade de Durban:

As ondas da região são consideradas praticamente perfeitas e atraem um reduto de surfistas, que querem desfrutar das águas cristalinas (e bem mais quentes!) do Oceano Índico. Para ajudar, o clima é ótimo: o sol brilha lá quase todo o ano e a média de temperatura varia entre 19°C e 25°C.

Golden Mile é um dois points preferidos para os praticantes do esporte, mas também para turistas, famílias e pescadores. Ali, há um misto de beleza natural e resorts modernos ao longo de seis quilômetros de orla. As noites por ali são super animadas! Nesse quesito, Golden Mile compete com a Florida Road, rua festeira que também reúne uma série de pubs e casas noturnas. Felizmente, há muitas opções para quem quer se divertir.

 

 

 

Fonte: blog.descubraomundo.com