A segunda maior ilha europeia forma um país peculiar, a Islândia. Uma ilha vulcânica de paisagens surpreendentes com uma população pequena, mas muito feliz e desenvolvida.
A Islândia é um país tão único, que fica até difícil compará-la com outros países do mundo. Um caso a parte da Europa, uma ilha que tá ali no caminho para a América e também no Polo Norte.
História da Islândia
A Islândia, assim como as suas ilhas nas redondezas formaram-se devido a grande atividade vulcânica da região.
É certo que os escandinavos chegaram na ilha no século IX, mas através do radiocarbono detectou-se que já haviam habitantes séculos antes.
A capital Reykjavik foi fundada no ano de 874. E outro marco histórico é a fundação do Alþingi, parlamento islândes, no ano 930 que funciona até hoje. Considerado o parlamento mais antigo da história da humanidade.
A Islândia passou por sucessivos movimentos de independência da escandinávia, até efetivamente se tornar independente da Dinamarca e ser uma República.
Ao longo da sua história, também sofreu com a Peste Negra e passou em 1783 pela Aflição da Névoa, com a erupção do vulcão Laki, que matou metade das espécies de animais, diversas plantas e parte da população.
Onde fica e como chegar na Islândia
A Islândia fica bem a noroeste do continente europeu. 286 km da Groenlândia, 795 da Escócia e 950 da Noruega.
A ilha vulcânica localiza-se no cruzamento da placas tectônica Euroasiática com a Norte-Americana. Em uma zona de vulcões muito ativos.
Para chegar até a ilha o mais indicado é pegar voo a partir da Europa. Para quem sai do Brasil, Paris, Amsterdã e principalmente Londres são as cidades mais indicadas para a conexão.
Outra rota é sair da América do Norte, EUA ou Canadá. Mas além de pouco mais demorado, será necessário visto a parte. Vale se planejar para aproveitar as conexões também.
Qual a melhor época para viajar para a Islândia
Depende muito. O que você quer curtir? É bom se atentar aos extremos da Islândia. No verão, pode-se ter 20 horas de sol seguido e temperaturas amenas. Ideal para muitos passeios ao ar livre.
No Inverno, as temperaturas ficam bem baixas, a noite reina no céu. Mas é na escuridão que surge um dos espetáculos mais aguardados para os turistas da ilha, as Auroras Boreais.
Islândia – curiosidades do país mais incrível do mundo
Terra do gelo e do fogo, o país traz vários exemplos de desenvolvimento social e ambiental. Lá também encontramos uma série de curiosidades que nos fazem questionar se a Islândia realmente faz parte desse mundo.
Apesar de já ter desempenhado um papel secundário – num palco onde os vizinhos nórdicos da Suécia e da Noruega eram os principais personagens – a Islândia começou a ganhar todos os holofotes, para mostrar ao mundo do turismo tudo o que perdeu nestes anos.
Enormes cavernas subterrâneas de gelo em expansão, vulcões dos mais imponentes, relaxantes piscinas de banhos termais, cachoeiras, gêiseres, praias de areia negra, campos de lava fumegante, aurora boreal, sol da meia noite e uma população inteira com certo grau de parentesco.
Sem contar as paisagens tão convincentemente lunares que astronautas americanos que pousaram na Lua andaram treinando por lá… Talvez o único desequilíbrio que a Islândia apresente é o excesso de oferta das mais belíssimas paisagens que o mundo jamais poderia ter imaginado…
Separamos 18 razões que tornam a Islândia o país mais incrível do mundo. Isso porque nem citamos a Bjork, a gastronomia exótica e um museu dedicado ao pênis.
FONTE: freeway.tur.br