Conhecer um país de contrastes
O Japão é um país de contrastes. Arranha-céus e tradicionais casas de madeira, avenidas amplas e ruas estreitas, templos e luzes neon, trem bala e rickshaw, sushi e Mc Donald’s, gueixas e lolitas punks, é incrivel como elementos tão diferentes convivem harmonicamente bem no Japão.
Descobrir que a culinária japonesa vai muito além de sushi e sashimi
Saiba que você pode viajar para o Japão mesmo que não ature peixe cru. Por lá, existem muitas outras delícias além do sushi e sashimi. O negócio é já estar escolado nas técnicas de comer com os palitinhos. Macarrão, arroz, legumes… tudo se come com os hashis. Nada de garfo e faca, nem para os estrangeiros.
Visitar os incontáveis templos
Não é à toa que Kyoto é chamada de “a cidade dos mil templos”. De fato, existem inúmeros templos por lá. Praticamente um a cada esquina… Nas outras cidades não é muito diferente. Mesmo na megapopulosa e movimentada Tóquio, é possível encontrar movimento de paz e silêncio (acredite!) nos templos que ficam escondidos entre uma e outra luz neon.
Apreciar os belos jardins japoneses
Os jardins japoneses são únicos, complexos e incrivelmente belos.
Por meio deles, os japoneses expressam a relação do homem com a natureza, utilizando água, pedra, cascalho, pontes, ilhas e muitas plantas para criar reproduções em miniatura de um cenário natural. A utilização de cada elemento tem um significado especial e está relacionada a conceitos religiosos.
Ver gueixas em Kyoto e pessoas fantasiadas em Tóquio
É difícil controlar os flashes ao ver mulheres vestidas como gueixas e homens de kimono caminhando pelas ruas de Kyoto. O cuidado na preparação do visual é milimetricamente calculado: dos sapatos às meias, do yucatá à maquiagem e ao cabelo.
Para manter a tradição, a prefeitura de Kyoto até estimula que as pessoas utilizem as roupas tradicionais, concedendo desconto e até isenção de entrada em alguns templos.
Em Tokyo, dá para encontrar algumas “gueixas”, mas o que mais se vê são cosplay, pessoas que se vestem dos seus personagens favoritos. Basta caminhar em Harajuku, Shibuya ou Shinjuku para ver lolitas, góticos, monstros…
Meditar com monges budistas
Esquecer dos problemas e meditar com monges budistas, entonado por diversos mantras, pode ser uma experiência única, especialmente se combinada com a hospedagem no próprio templo (shukubo). Ali você participa da cerimônia matinal e prova um jantar e café da manhã vegetarianos.
Degustar (muito) saquê
Saquê é uma bebida tradicional do Japão, feita a partir da fermentação do arroz. Por lá é conhecida como rice wine (vinho de arroz). Durante as comemorações religiosas e festas, não pode faltar saquê. Prove os saquês doces e secos das diversas regiões do Japão e também de visitar uma destilaria de saquê.
Fonte: www.nosnomundo.com.br