O ano novo na grécia

No dia 31, as crianças de todas as idades, em duplas ou em pequeno grupos, entram nas casas dos bairros  com seus triângulos, anunciando o nascimento de Cristo através de uma musiquinha a kalandra(κάλαντα).

 

O costume e de as crianças nunca sairem de mãos vazias das casas visitadas, pois geralmente ganham doces ou dinheiro.

 

 

Muitos anos atrás a troca de presentes era feita no dia 31 de Dezembro,pois o famoso papai Noel na Grécia se chama Ágios Vassilis e ele nasceu no dia 01 de Janeiro. Porem hoje essa tradição já não é tão forte assim, poucas famílias esperam o dia 31 para a darem seus presentes.

 

 

Apesar da lentilha ser muito consumida na Grécia ela não faz parte das tradições para a virada do ano.Sem querer fazer polêmica, mas existe no Brasil uma forte crença de que comer lentilha vem da Grécia, pois sinto informar que essa tradição não é grega, perguntei a vários gregos aqui e todos me falaram que não tinham esse costume. Pesquisei e achei algo dizendo que na verdade essa tradição veio da Itália.

 

 

Na Grécia a tradição da virada dá uma mãozinha fornecendo o primeiro trocado rumo à fortuna. Ao prepararem o vasilopita, padeiros escondem uma moeda dentro de um bolo redondo amanteigado. O anfitrião é responsável por cortar e distribuir fatias aos convidados.Esse bolo é cortado precisamente à meia-noite e o primeiro pedaço é separado para Jesus,Maria,os donos da casa e depois vai distribuindo para todos.A sorte é garantida para quem receber o pedaço com a moedinha.

 

 

A primeira visita do ano tem que ser alguém alegre, de preferência crianças, pois acreditam que isso traz muita sorte e paz no lar, nome dessa tradição se chama em grego pozariko, mais ou menos parecido como entrar com pé direito na casa pra dar sorte ai no Brasil.

 

 

 

Fonte: umabrasileiranagrecia.com