O Natal na Grécia

No dia 24 de Dezembro na Grécia, as vizinhanças são acordadas pelas companhias das portas, crianças de todas as idades em duplas ou em pequeno grupinhos entram nas casas com seus triângulos anunciando o nascimento de Cristo através da musiquinha kalandra(κάλαντα).

A Grécia amanhece cantando com esses pequenos anjos que fazem questão de manter a tradição.Essas crianças nunca saem de mãos vazias dessas casas visitadas, geralmente ganham doces ou dinheiro. Segundo a tradição o ato de abrir a porta para as crianças cantarem traz boa sorte e prosperidade!Veja o vídeo com a minha pequena e sua amiguinha cantando Kalandra!

 

 

Até algumas décadas atrás, a árvore de Natal  na Grécia quase não representava o Natal grego, porque as pessoas usavam para decorar um barco de pequeno porte.Nas praças de muitas cidades próximas ao mar, encontra se   réplicas de  barcos grandes enfeitados com luzes e bolinhas coloridas.

 

 

Natal na Grécia é comemorado apenas no dia 25 e durante um almoço familiar. O menu vem acompanhado de carnes no forno e salada grega, e para beber um vinho.

 

 

Apesar de muitas sobremesas diferentes serem apreciadas durante as festas, há realmente apenas dois tipos de biscoitos que são encontrados durante essa época nas casas gregas. Esses biscoitos são o Melomakarona e Kourabiedes.

 


Os Kourabiedes são biscoitos amanteigados e  polvilhados com açúcar em pó, que normalmente são servidos no Ano Novo, mas muitos sucumbem à tentação e começar a consumi-los mais cedo, no Natal.

 

 

melomakarona é um bolinho temperado, perfumado de canela e cravo e decorado com as raspas de laranja.Os biscoitos são então mergulhados em uma calda com uma mistura de miolo de nozes com canela e cravo.

 

 

Christopsomo é o pão que é feito na véspera de Natal, que tem uma cruz esculpida na crosta superior antes de ser assado. No dia de Natal, o chefe da família faz o sinal da cruz sobre o pão, corta-o e dá um pedaço para cada pessoa na mesa de jantar.

 

 

 

Fonte: umabrasileiranagrecia.com