O que não fazer durante o voo: 13 coisas que irritam os comissários e aeromoças

O que não fazer durante o voo: 13 coisas que irritam os comissários e aeromoças

1. Ignorar o OI na hora do embarque

Aquele sorriso acompanhado de um “Bom dia”  às vezes é resultado de muito esforço após longas horas de voo. A sua viagem só está começando, mas os comissários vivem para lá e para cá dentro de um avião. Seja mais gentil e responda ao comprimento. Você nunca sabe, essa sua simpatia pode render um upgrade instantâneo se você sentar de alguém que está te incomodando.

2. Ocupar todo o bagageiro

Sim, sim. Estou falando daquela sua mala de cabine gigante e aquele ursinho de pelúcia enorme que você comprou na Disney.

Eu sei que na classe econômica, quanto mais espaço para esticar as pernas melhor. Mas pense nos outros e guarde a sua bolsa de mão embaixo do assento na sua frente.

3. Ignorar as instruções no caso de urgência

Sei, você já ouviu esse discurso mil e uma vezes. Mas o que custa dar uma olhadinha e prestar atenção enquanto os comissários estão fazendo o trabalho deles?

4. Conversar muito alto enquanto a maioria tenta dormir

Já aconteceu comigo de no portão de embarque, dois jovens estarem escutando música alta como se estivessem na balada. A cara dos comissários de bordo não era nada boa. Depois que todos embarcaram no avião, os amigos continuaram a rir e conversar alto – inclusive de madrugada. Não teve jeito, os dois levaram um puxão de orelha. Na hora do café da manhã, era visível que o comissário de bordo não estava feliz em servi-los.

5. Dar lixo para aeromoça enquanto ela serve a comida

Falando em servir, os comissários de bordo não gostam de ter que jogar o seu lixo fora enquanto servem a refeição. Deixe isso para depois.

6. Ignorar os avisos de segurança

O aviso de segurança está lá por uma razão: a sua segurança. Melhor então ficar sentado, com o cinto afivelado antes que você caia no corredor.

7. Ir ao banheiro poucos minutos antes do avião começar a descer

Você teve 11 horas para ir ao banheiro. Por que vai agora correndo o risco de bater a sua cabeça no teto no momento da aterrissagem?!

8. Ir ao banheiro descalço ou de meia

Como se não bastasse ir ao banheiro na hora do pouso, você ainda vai de meias. Os comissários não gostam da ideia, mas o prejudicado da história é você que vai limpar o xixi alheio com os seus próprios pés.

9. Estalar os dedos para chamar a atenção

Quem gosta de ser chamado assim? Ninguém!

10. Cutucar (ou mesmo só tocar) o comissário

Não faça isso. Não cutuque os comissários. Melhor fazer um aceno de mão (acompanhado por um sorriso de preferência) e esperar.

11. Ir para a cozinha para esticar as pernas

Aquele é o pequeno refúgio dos comissários de bordo. É ali que os babados, reclamações e comentários acontecem. Mas na hora da dor nas costas não dá para evitar o passeio, infelizmente. Mas tente não exagerar.

12. Culpar o comissário por coisas que estão além do seu controle

Todos concordam: voos cancelados são péssimos. Os comissários também queriam voltar para casa e assistir aquele show que ela comprou o ingresso há 3 meses. Ao invés disso ela está presa em um aeroporto ouvindo você reclamar.

13. Insinuar que ela ou ele deve saber tanto quanto o capitão.

POR QUE O VOO ESTÁ ATRASADO? POR QUE VOCÊS NÃO AVISAM QUE HORAS VAMOS DECOLAR? POR QUE O PILOTO NÃO ESTÁ SEGUINDO A ROTA? Calma! Eles sabem o tanto quanto a gente.

Fonte: gigiemparis.com