Sakura: data e local ideais para o espetáculo das flores de cerejeira em 2018

Sakura é como os japoneses chamam o período do ano em que as flores de cerejeira desabrocham, fazendo de vários parques e festivais um dos espetáculos mais belos e coloridos do planeta.

São mais de 300 espécies, as mais comuns variam entre cores brancas e várias tonalidades de rosa. Era a flor escolhida como símbolo pelos samurais pela sua simbologia, que como a flor tinham uma vida curta. Ela também está presente na moeda de 100 ienes.

Além da exuberância que faz bem aos olhos, o período também é de reflexão: dentro do budismo, é considerado uma metáfora para a efemeridade e o senso de mortalidade, que nos incentiva a ver a beleza da vida.

Milhares de turistas de todo o mundo visitam o Japão para ver pessoalmente esse fenômeno que já é maravilhoso através de fotos e vídeos – mas, garantem, nada se compara a estar lá.

Mas é preciso estar atento a dois detalhes na hora de planejar a viagem para aproveitar ao máximo: onde e quando. Isso porque o kaika (aparecimento das primeiras flores) não acontece de forma homogênea no Japão.

De acordo com o Japan Rail Pass, embora o fim de março e o começo de abril sejam tradicionalmente o melhor momento para conferir a Sakura, as primeiras flores costumam desabrochar primeiro na região mais ao sul do país, depois ‘subindo’ em direção ao norte. A província de Okinawa quase sempre é a primeira a ter o kaika.

Já o mankai é o momento em que a floração atinge o auge, com o maior número de árvores apresentando aquele espetáculo cor de rosa. Especialistas estimam que o melhor momento para presenciar as belezas em 2018 serão em 28 de março em Tóquio, em 31 de março em Nagoya, em 2 de abril em Hiroshima e Osaka e em 4 de abril em Kyoto.

Se você estiver planejando conferir toda essa beleza de perto nesse ano, é bom anotar as dicas. Se não, não se preocupe, afinal, 2019 chega rapidinho!

 

 

 

Fonte: www.hypeness.com.br