A Tanzânia é um país relativamente novo, que só passou a existir depois de 1964, após a união de Tanganica e Zanzibar. Curiosamente, foi lá onde nasceu o cantor Freddie Mercury.
Mesmo “jovem”, este país da África Oriental é um destino turístico encantador, com muitas belezas naturais e atrações incríveis — como cataratas com mais de 200 metros de queda, o monte mais alto do continente e muito mais.
A cereja do bolo é uma população hospitaleira e carinhosa, que ama festas e tem uma cultura riquíssima, formada por povos bem diferentes.
Na região, os turistas ainda possuem a oportunidade de presenciarem um dos mais espetáculos da África: a Grande Migração, quando imensas hordas de animais percorrem o território em busca de alimento.
Tanzânia: dicas e curiosidades para aproveitar a viagem!
As evidências dos primeiros seres humanos foram encontradas na Garganta de Olduvai, ao norte do país, como fósseis e pegadas fossilizadas com mais de dois milhões de anos, rendendo à região o título de “berço da humanidade”.
O território tanzaniano se divide em 26 regiões, a sudeste do Egito e a norte de Moçambique, banhado pelas águas do Oceano Índico.
Considerado um dos melhores destinos para safári na África, o país é o endereço de praias paradisíacas, como as de Zanzibar, e paisagens memoráveis, como o impressionante Monte Kilimanjaro, ponto mais alto do continente.
Reunimos tudo sobre a Tanzânia para você começar a planejar uma viagem inesquecível e explorar savanas, montanhas, praias de areia branquinha e águas mornas. Confira!
Como ir à Tanzânia?
Quer saber como chegar ao país? A forma mais prática está dentro do continente africano.
O trajeto mais simples é feito a partir de Johannesburgo, na África do Sul. Em seguida, o viajante deve embarcar em uma conexão para Nairóbi, no Quênia.
A partir da capital queniana, o turista tem duas opções: pegar um voo de companhias aéreas mais modestas, como a Precision Air, ou finalizar o trajeto por terra, de carro.
Vale a pena pontuar que a oferta de voos na região é limitada, principalmente na baixa temporada, então os preços podem variar.
Qual a língua falada no país?
A principal língua falada na Tanzânia no comércio, setor de serviços e hotelaria, entre outros, é o inglês.
No entanto, o suaíli também é um dos idiomas oficiais tanzanianos. A língua foi oficializada para ajudar na unificação de vários povos que vivem no país, divididos em mais de 100 línguas bantu.
Qual a capital da Tanzânia?
A capital do país é Dodoma, sede oficial do governo desde 1996. No entanto, a cidade de Dar es Salaam foi a capital até a década de 1970 e manteve seu protagonismo nas décadas seguintes, mesmo após a fundação de Dodoma.
A importância de Dar es Salaam para os tanzanianos é tão grande que a cidade ainda é a maior e mais populosa do país, enquanto grande parte da estrutura governamental do país continua por lá!
Qual a melhor época para ir à Tanzânia?
A melhor época para visitar a nação acontece durante o período seco, de junho a outubro, quando praticamente não chove no país.
Ao longo do ano, as temperaturas ficam entre 18°C e 28°C no litoral e podem chegar a mais de 40°C em territórios no interior do país.
Tanzânia: pontos de interesse
Se você gosta de entrar em contato com a natureza e conhecer culturas completamente diferentes de tudo o que se encontra no Brasil, sua viagem para a nação será uma experiência inesquecível.
Este país na costa leste africana é o lar do cume mais alto da África, de uma das maiores crateras de vulcão do planeta e de uma comunidade aborígene que abre suas portas para visitantes.
Turismo na Tanzânia
De praias paradisíacas no Oceano Índico a aventuras nas imensas planícies de savana para ver os animais da Tanzânia, o país tem destinos turísticos para todos os gostos! Confira!
O Parque Nacional do Serengeti é um dos maiores tesouros tanzanianos, concentrando uma quantidade impressionante de mamíferos e répteis, como gnus, girafas, zebras, leões, crocodilos e diversas espécies de aves.
A reserva se estende por milhares de quilômetros até o território do Quênia, com mais de 1,5 milhão de hectares.
Um dos maiores espetáculos de toda a África acontece nesse parque, mais especificamente na região do Serengeti, que fica dentro do território Masai Mara.
A Grande Migração gera uma oportunidade de safári ímpar: imensas hordas de animais, como gnus, zebras, gazelas e seus temidos predadores, como leões e hienas, percorrem milhares de quilômetros em busca de pastos mais férteis.
O melhor momento para acompanhar uma das maiores migrações animais do planeta acontece após a temporada de chuvas, entre março e julho, quando os primeiros filhotes já nasceram e a necessidade de alimentos cresce.
Se a sua viagem estiver marcada para setembro, não se preocupe: a travessia de retorno acontece nesse período, possibilitando que até quem chegou depois possa testemunhar este belo espetáculo.
Zanzibar
O Arquipélago de Zanzibar está entre um dos mais belos destinos de praia do mundo.
As águas azul-turquesa contrastam com a areia bem clarinha, lembrando paisagens que encontramos no Caribe, com imensos recifes de corais, que enchem a região de vida marinha.
Em Zanzibar é possível praticar mergulho, nadar com golfinhos, visitar florestas que são lares de macacos de diversas espécies, conhecer um santuário de tartarugas e muito mais.
Aproveite sua estadia para experimentar a culinária local, baseada em especiarias que saíram da região para ganhar o mundo!
Fonte: segurospromo.com.br