Top dicas para sua viagem à África do Sul
A África do Sul tem se tornado um destino muito procurado por brasileiros, e depois de duas visitas ao país, é cada vez mais fácil de entender o porquê. Praias incríveis, divididas entre o Oceano Atlântico e Índico, safáris, vinícolas, esportes radicais e preços acessíveis.
Os destinos mais famosos são Joanesburgo, Cape Town, Kruger Park e a concorrida Garden Route, mas também é possível explorar lugares ainda pouco conhecidos, mas igualmente encantadores. Enfim, a África do Sul – se ainda não está – precisa definitivamente entrar em sua lista de destinos, e para você que já está embarcando, aí vão dicas de ouro para planejar sua viagem.
Passaporte e visto
Os brasileiros não precisam de visto para entrar na África do Sul, mas é necessário o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. É bom lembrar que a vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem. Além disso, é solicitado também uma página inteira em branco no passaporte, uma vez que o selo de entrada no país ocupa toda a página.
Moeda
A unidade monetária da África do Sul é o Rand, cujo símbolo é o “ZAR”. Ele está disponível em 5 notas (R10, R20, R50, R100 e R200) e sete moedas (5c, 10c, 20c, 50c, R1, R2 e R5). Atualmente, 1 Dólar vale cerca de 16 Rands, ou seja, 1 Real vale 4 Rands e a conversão é vantajosa para nós…obaaaa. Nos grandes centros, como Cape Town e Joanesburgo, os preços costumam ser mais elevados, mas no restante do país nosso realzinho realmente parece ter poder de compra 4x maior.
A maioria dos cartões de créditos, como American Express, Diners Club, Master Card, Visa e afiliados são aceitos no país.
Idioma
A África do Sul tem 11 idiomas oficiais. Entre eles estão o inglês e o africâner que são falados principalmente pelos brancos, e as línguas da família bantu, zulu e o xhosa. Além disso, há ainda diversos dialetos locais, o que evidencia como o país tem uma diversidade cultural gigantesca. Não se preocupe, pois com o inglês você conseguirá se comunicar perfeitamente no país.
Clima
Como o país está no hemisfério sul, as estações do ano coincidem com as do Brasil. O clima predominante é o semi-árido, com poucas chuvas ao longo do ano, verão bem quente e inverno frio. O inverno é o melhor período para fazer o safári no Kruger Park (que fica na região central), pois as árvores estão com menos folhas, o que facilita a observação dos animais. Cape Town e a parte do sul do país, tem clima mediterrâneo, com invernos mais amenos e o verão seco.
Eletricidade
A voltagem na África do Sul varia de 220 a 230 V, com corrente alternativa de 50hz. Mas há duas exceções: Pretória (230 V) e Port Elizabeth (220/250 V). A maioria das caixas de tomadas são do modelo de três pinos, mas as tomadas menores com dois pinos também são usadas. Por segurança, é bom levar um adaptador.
Segurança na África do Sul
O país é seguro especialmente nas aéreas turísticas, mas como em qualquer país é sempre bom saber quais bairros devem ser evitados. Além disso, não é recomendado circular sozinho por lugares desertos e principalmente pegar estradas à noite, já que há pouco policiamento.
Fonte: www.queroviajarmais.com