Galata tower
Istambul tem um horizonte cheio de mesquitas e minaretes, muito diferente do horizonte que estamos acostumados a ver em países cristãos. Ver Istambul do alto é emocionante!
No topo da Torre Galata é possível ver as montanhas da cidade histórica, a Hagia Sofia, a Mesquita Azul, o Bósforo, o Golden Horn, o Palácio Topkapi… a vista é de 360º.
A torre foi construída em 1348 d.C. pelos Genoveses (que dominavam a região na época) e tinha o nome de Christea Turris (Torre de Cristo em latim). Nessa época, ela era o edifício mais alto da cidade (tem 66,9 metros de altura) e servia como torre de vigilância.
O mirante é a céu aberto e estreito. Então, tente ir em dias sem chuva e de preferência ensolarados para aproveitar o máximo da vista.
Ele fica aberto todos os dias, das 9h da manhã as 22h e tem ingresso pago.
Hoje a Galata Kulesi (nome em turco) tem um restaurante e um café nos últimos andares, e no andar mais alto tem um night club com apresentações de shows.
Há dois elevadores que levam os visitantes para o alto.
Endereço da Torre Galata: Galata Meydanı
Galata Bridge
A Ponte Gatala une a cidade antiga à cidade nova.
Nela, durante todo o dia, há pescadores com suas varas lançadas no Bósforo esperando pelos peixes. Os fios formam desenhos. Atravesse a pé pela calçada e sinta o ambiente e a circulação das pessoas. Há turistas, moradores, vendedores, todos os tipos de pedestres.
Essa ponte tem um nível abaixo da rua, cheio de cafés e restaurantes. Vá ali ao pôr do sol e curta o visual. O sol desaparece atrás das sete colinas, das mesquitas e seus minaretes. Há gaivotas voando. O céu mistura as cor vermelho-laranja-rosa. Uma paisagem maravilhosa!
Também existem áreas abertas onde é possível ver a água de perto, tirar fotos e curtir o visual.
Curiosidade: Muitos turistas acham que essa é a ponte que divide a parte de Istambul na Europa e a Istambul na Ásia, mas não é, essa ponte é somente sobre o Golden Horn. A ponte onde é possível passar pela divisão da Istambul na Europa e Ásia fica um pouco distante dali.
Fonte: viagemladob.com