A África do Sul não poderia ser mais privilegiada em termos de clima, natureza, diversidade cultural, atividades turísticas e infra estrutura.
O país oferece excelentes condições para vários nichos de turismo: ecológico, cultural, esportivo, arqueológico, de aventura, de negócios ou simplesmente de lazer.
O boom turístico da nação mais meridional da África é, no entanto, bem recente. As viagens dos turistas para lá despontaram com o final do apartheid – as leis que impunham a segregação racial, separando brancos de negros. Em 1994, quando aconteceram as primeiras eleições democráticas no país, apenas 3,9 milhões de estrangeiros tinham chegado oficialmente à África do Sul. Em 2004, porém, esse número duplicou para 6,7 milhões. Em 2007, um total de 9,07 milhões de estrangeiros visitaram o país – um crescimento de 8,3% na comparação com 2006, celebrando o seu recorde em termos de chegada de turistas em três anos consecutivos.
O turismo é um dos setores em franco e rápido crescimento da economia sul-africana, e a sua contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou de 4,6% em 1993 para 8,3% em 2006. Direta ou indiretamente, o turismo gera em torno de 7% do emprego na África do Sul. Essa indústria será ainda mais atraente a partir de agora, por conta da maciça exposição que o país está alcançando graças à Copa do Mundo de Futebol. A melhoria das condições de infraestrutura é evidente, a começar pelo incremento massivo na área dos transportes e da hotelaria.
Inteligência nos negócios
A África do Sul tem investido com inteligência no turismo de negócios. Em média, esse tipo de turista gasta três vezes mais do que aqueles que viajam para lá em busca de lazer. De forma simultânea, sul-africanos também tiram partido do turismo de lazer graças à oferta de tours turísticos antes e após os encontros de negócios e com o seu regresso nos anos posteriores.
Com excelente infraestrutura, clima ameno e um cenário de tirar o fôlego – sem falar nas centenas de hectares de campos de golfe –, a África do Sul desponta cada vez mais como local ideal para congressos e convenções internacionais.
O país tem mais de mil espaços de conferências e exposições, desde aqueles situados em resorts na savana, em meio à vida selvagem, até os modernos centros de convenções high-tech localizados em áreas urbanas. Todos eles oferecem uma grande variedade de atividades de lazer, tours e eventos: desde passear no lombo de elefantes até experiências em primeira mão tomando contato com a cultura popular sulafricana, passando pelas compras de luxo e as estadias para puro descanso.
Estima-se que de 6% a 7% dos visitantes estrangeiros em 2009 tenham sido turistas de negócios, totalizando cerca de 550 mil pessoas. No ano passado, a estada desse tipo de turista no país significou a entrada de cerca de 3 bilhões de rands (pouco menos de R$ 751 milhões). Já na pesquisa de 2007 do Trends & Spends, da revista Meetings and Incentive Travel (M&IT) – distribuída entre organizadores de eventos em todo o Reino Unido –, a Cidade do Cabo ficou em primeiro lugar entre os destinos favoritos de longo curso, enquanto a África do Sul foi votada em segundo lugar.
Fonte: www.revistaplaneta.com.br