Informações sobre a documentação eventualmente necessária para ingresso em outro país devem ser averiguadas com a Embaixada ou Consulado desse país no Brasil.
O Consulado ou Embaixada do país em questão informará sobre a necessidade de visto e os procedimentos para obtê-lo, conforme o motivo da viagem. A viagem turística pode contar com isenção de visto; em regra, a ida para fins de trabalho implica solicitação de visto correspondente. Podem também ser exigidos comprovantes de vacinação.
Além disso, recomenda-se uma consulta prévia à seção Alerta aos Viajantes do Portal Consular. A seção destina-se a fornecer um panorama geral de informações sobre cada país a brasileiros que tencionam viajar ao exterior.
Recomenda-se também que o viajante anote, previamente, informações de contato, como telefones (inclusive do plantão consular), email e endereço do Consulado ou Embaixada do Brasil responsável pelas regiões por onde vai passar.
Também é importante tirar cópia de documentos (como passaporte e carteira de identidade), para o caso de precisar fazer novo passaporte no exterior, em decorrência de perda ou furto.
Recomenda-se igualmente que sejam passadas, a algum familiar ou amigo, informações completas do trajeto a ser seguido, locais de hospedagem e possíveis números de contato.
Fonte: http://www.itamaraty.gov.br/